30 de março de 2009

Secretaria de educação-Pe 2008

24. Carl Rogers, em sua concepção da personalidade e da prática terapêutica, baseada numa perspectiva humanista, pressupõe a existência de uma condição motivacional intrínseca ao ser humano e todas as coisas vivas, sendo esta uma tendência que realça o anseio presente na vida orgânica e humana. Sobre isso, assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, a condição motivacional à qual se refere esse teórico.

A) Segurança.
B) Afiliação.
C) Auto-expressão.
D) Auto-realização.
E) Amadurecimento.


A auto-realização implica em o individuo desenvolver ao máximo suas capacidades, explorar opções e habilidades e viver a vida da maneira mais plena possível.
Maslow vê a auto-realização como uma experiência de pico, alcançado quando níveis mais baixos de uma hierarquia de necessidades estiverem satisfeitas, sendo assim um evento incomum que ocorre em poucos indivíduos, para Rogers a auto- realização é um processo contínuo de auto-exploração e desenvolvimento que se constitui uma incontestável necessidade do indivíduo.





FONTE:
http://books.google.com.br/books?id=dx9LSYgfcacC&pg=PA25&lpg=PA25&dq=rogers+auto+realiza%C3%A7%C3%A3o&source=bl&ots=D11IAcNTQy&sig=WHzLTL488jj61cI2tOa5dzmF3KA&hl=ptBR&ei=lUjRSd6OIYSPmQfbxf2hCA&sa=X&oi=book_result&resnum=6&ct=result

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...