4 de outubro de 2008

Análise do Filme : Eu, eu mesmo e Irene




Introdução

Para este estudo foi analisada uma obra cinematográfica Me, Myself and Irene (eu, eu mesmo e Irene), trata-se de uma comédia, lançada em 2000(EUA), conta a estória da vida de Charles Baileygates, dos 18 aos 36 anos de idade, trabalha como policial, na policia estadual de Rond Island, casou aos 18 anos com Layla, que o abandonou anos depois, deixando-o com três filhos ilegítimos para cuidar, mesmo as crianças sendo de cor negra (sendo Charles e Layla da cor branca) Charles nunca admitiu a possibilidade de não serem seus filhos. Depois deste evento Charles se tornou apático, evita o enfrentamento, enfrentamento este necessário na sua profissão.
Ele se queixa ao longo do filme de que há algo dentro dele querendo sair, explodir, mas são necessário dezoito anos e um acontecimento banal (ele está na fila do caixa do supermercado, e outro cliente pede para passar na sua frente com dois carrinhos cheios de compras) pra que sua outra personalidade venha á tona Hank Evans.

Desenvolvimento

1. Transtorno dissociativo e de identidade
1.1.Epidemiologia


O transtorno dissociativo de identidade tem maior prevalência em mulheres, mas no caso deste estudo quem o possui é um homem de 36 anos o que corrobora com o aspecto de que os homens são sub-relatados nas amostras. Não há evidencia de tentativa de suicídio neste caso

1.2.Etiologia
O evento traumático predominante é representado pelo abandono do lar, sua esposa vai embora com outro homem e deixa-o com três filhos notadamente ilegítimos desse casamento, é enfatizada no filme a sua falta de reação a este acontecimento.

1.3.Características Clínicas
O transtorno dissociativo de personalidade se caracteriza pela presença de dois estados distintos de personalidade, Charles é a identidade primária e sua segunda personalidade é Hank.
Charles Baileygates: É um homem pacato, evita enfrentamento, tem hábitos alimentares saudáveis, não fuma, não bebe.
Hank Evans: Se mostra violento, vocabulário pobre e agressivo, sem limites, quando percebe que alguém viola as regras usa a violência, o que é contraditório, pois Hank é amoral, e não respeita nenhuma regra.
Hank aparece sempre em momentos em que Charles se depara com uma situação estressante e de enfrentamento Ex: quando Charles é agredido ou quando alguém fala grosserias com ele. Charles não conhece Hank, manifestando períodos de amnésia quando Hank aparece, enquanto Hank possui consciência de Charles explicando até mesmo o fato de Charles tê-lo criado.

Curso de Psicopatologia da Infância e Adolescência

1.4.Diretrizes diagnósticas

Verificam-se as seguintes diretrizes diagnósticas:

A. Presença de duas ou mais identidades ou estados de personalidade distintos (cada qual com seu próprio padrão relativamente persistente de percepção, relacionamento e pensamento acerca do ambiente e de si mesmo).
Presença de dois estados de personalidade Charles e Hank com as seguintes características:

CHARLES
Apático, fuga das situações de enfrentamento
Pacífico
Não fuma, hábitos alimentares saudáveis
Não possui consciência de hank

HANK
Ativo, procura situações de enfrentamento
Violento
Fumante, sem preocupação com sua saúde, autodestrutivo
Possui consciência de Charles e até o analisa

B. Pelo menos duas dessas identidades ou estados de personalidade assumem recorrentemente o controle do comportamento da pessoa
Hank aparece quando Charles se depara com situação estressante e de enfrentamento.

C. Incapacidade de recordar informações pessoais importantes, demasiadamente extensa para ser explicada pelo esquecimento comum.

Apenas Charles não recorda o comportamento de Hank

D. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., blackouts ou comportamento caótico durante a Intoxicação com Álcool) ou de uma condição médica geral (por ex., crises parciais complexas).
Devido aos hábitos alimentares saudáveis de Charles pode-se concluir que o transtorno não se deve a efeitos fisiológicos.

Conclusão
Verifica-se através da análise do filme My, Myself and Irene, que o personagem Charles possui um transtorno dissociativo de identidade pois seu caso se adequa a etiologia, características clinicas e diretrizes diagnósticas relacionadas ao transtorno.
Além de não se perceber nenhum outro transtorno dissociativo, esquizofrenia, transtorno bipolar de ciclagem rápida, transtorno de personalidade de boderline (apesar da coexistência), epilepsia parcial complexa ou simulação que posa resultar em diagnostico diferencial.


Bibliografia
http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm_janela.php?cod=79 > acesso em 12 de novembro de 2007
http://www.adorocinema.com/filmes/eu-eumesmo-irene/eu-eumesmo-irene.asp> acesso em 13 de novembro de 2007

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...