Pré-contemplação: É um estágio em que não há intenção de
mudança. Muitos indivíduos, nesse estágio, não demonstram consciência de seus
problemas. Os amigos, familiares, vizinhos freqüentemente identificam
claramente os problemas que os pré-contempladores estão manifestando, mas eles
não tomam conhecimento.
Resistência
para reconhecer ou modificar o problema é a marca da pré-contemplação.
Contemplação: É o estágio em que os sujeitos estão
conscientes de que existe um problema, estão seriamente pensando no problema, mas
ainda não iniciaram a ação. É nesse estágio que se manifesta a ambivalência Os
contempladores parecem debater-se com a avaliação positiva do comportamento de
risco e os esforços, a energia e os custos para superar o problema
A
marca do estágio de contemplação pode ser exemplificada com a expressão: “Eu
sei aonde quero ir, mas ainda não estou pronto.
Determinação ou preparação: É um
estágio que combina a intenção e a conduta. É um ponto hipotético, transicional
entre contemplação e ação, onde uma decisão ou determinação será alcançada,
objetivando o momento de mudar.
As pessoas, neste estágio, verbalizam:
“Alguma coisa precisa mudar, eu não posso continuar desta maneira. O que eu
posso fazer?
Ação: É o estágio em que o cliente faz alguma coisa,
a pessoa escolhe uma estratégia de mudança e a persegue. As modificações do comportamento
de risco, neste estágio, tendem a ser mais visíveis e recebem o reconhecimento externo.
A
marca deste estágio é a modificação do comportamento-alvo e os esforços para
mudança.
Manutenção: É o estágio no qual se trabalha a prevenção
à recaída e a consolidação dos ganhos obtidos durante a ação. Tradicionalmente,
manutenção é vista como um estágio estático; entretanto, manutenção é um
estágio dinâmico, pois entende-se como a continuação do novo comportamento para
a mudança, que demora algum tempo para se estabelecer.
A estabilização do comportamento em foco, evitando
a recaída, é a marca do estágio de manutenção
Fonte:
Cunha. J. A (Org.), Psicodiagnóstico-V Porto Alegre: Artmed.5° ed. 2000
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