(UFMA 2016) 20.
Segundo José Carlos Zanelli, os campos intradisciplinares, também denominados
de subcampos, que configuram a atuação do psicólogo organizacional e do
trabalho são:
a)
Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional, Comportamento.
Organizacional e Gestão
Estratégica
de Pessoas
b)
Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho
c)
Psicologia do Trabalho, Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de
Pessoas
d)
Psicologia do Trabalho, Saúde no Trabalho, Comportamento Organizacional e
Gestão Estratégica de Pessoas
e)
Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas
O campo da POT foi se estruturando em torno de três
principais vertentes ou campos relativamente bem delimitados:
1. Psicologia
do Trabalho: Lida com questões que relacionam o comportamento humano e o
trabalho, estuda a natureza dos processos do trabalho e seus impactos
psicossociais (QVT; saúde do trabalhador, tanto individual quanto coletiva). Esse
campo preocupa-se em entender como o desempenho humano é afetado por fatores
pessoais, ambientais e pela forma como o trabalho está organizado.
2. Psicologia
Organizacional: É entender e lidar com processos psicossociais que caracterizam
as organizações de trabalho como conjuntos de pessoas cujas ações precisam ser
coordenadas a fim de atingir metas e objetivos que definem a missão de uma
organização.
3. Gestão
de Pessoas: Conjunto de políticas e práticas que revelam a estratégia utilizada
para organizar a ação individual e a coletiva de forma congruente com seus
objetivos e com sua missão.
(UFMA
2016) 23. O sistema de avaliação de desempenho denominado feedback de 360 graus
tem como pressuposto central:
a)
Contar com a participação de todos os gestores.
b)
Diversificar o uso de técnicas de avaliação, incluindo, tanto técnicas
individuais, como grupais.
c)
Oferecer feedback de desempenho de pessoas que mantêm alguma forma de interação
com o avaliado.
d)
Realizar avaliações de desempenho priorizando o feedback dos clientes externos.
e)
Considerar a autoavaliação como elemento chave de todo o ciclo do processo
avaliativo, dando voz a quem normalmente não tem.
Avaliação 360
graus ou circular
A avaliação 360 graus é uma forma contemporânea de
avaliação que está diretamente ligada à visão estratégica, em que a preocupação
é com o desempenho e o atendimento das necessidades dos stakeholders (agentes
relacionados com a organização). Nesse método, o avaliado recebe feedbacks (retornos)
de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para
escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado. (RIBAS, SALIM, 2013)
Bibliografia :
RIBAS, A. L. SALIM, C. L. Gestão de pessoas
para concurso. Alumnus, 2013
Zanelli, J. C. ; Borges - Andrade; J & Bastos, A. V. B. (Orgs). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2° edição. Porto Alegre: Artmed,2014
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