22 de setembro de 2009

Prefeitura de Boa ventura- PB 2009

25. Assinale a alternativa incorreta sobre o Sistema de Informação em Saúde do Brasil.

A. As informações do SIAB são provenientes do Programa de Saúde da Família.
B. A entrada de dados no SINAN é feita mediante a Ficha Individual de Notificação e a Ficha Individual de Investigação.
C. O SISVAN é o Sistema de Informação de Vigilância Alimentar e Nutricional.
D. O SIA/SUS é um instrumento de ordenação de pagamento de serviços hospitalares.
E. O SINASC tem como instrumento de coleta de dados a declaração de nascidos vivos que é emitida em três vias.


SIM: Sistema de Informações sobre Mortalidade, é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbitos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde. O documento de entrada do sistema é a Declaração de Óbito (DO), padronizada em todo o território nacional.

SINASC: Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, O SINASC propicia um aporte significativo de dados sobre nascidos vivos, com suas características mais importantes, como sexo, local onde ocorreu o nascimento, tipo de parto e peso ao nascer, entre outras.

SINAN: Sistema de Informação de Agravos de Notificação, tem por objetivo o registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, desta forma, para a tomada de decisões em nível municipal, estadual e federal. Este sistema é alimentado, principalmente, pela notifi cação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notifi cação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

SIH-SUS: o Sistema de Informações Hospitalares do SUS processa informações para efetuar o pagamento dos serviços hospitalares prestados pelo SUS.

SIA-SUS: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, Sistema de informação para facilitar o planejamento, controle e avaliação do atendimento ambulatorial.

SIAB: Sistema de Informação da Atenção Básica, Sistema de Informação da Atenção Básica foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família - PSF.

SISVAN: Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.

REFERÊNCIAS:

http://w3.datasus.gov.br/datasus/index.php?area=04
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/sis_mortalidade.pdf
http://www.datasus.gov.br/catalogo/sinasc.htm
http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS52AA5141PTBRIE.htm
www.saude.sp.gov.br/resources/gestor/acesso_rapido/.../SIA.ppt
http://www.saude.ba.gov.br/dis/arquivos_pdf/Manual_Normas%20e%20Rotinas_2%C2%AA_edicao.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...