5 de dezembro de 2009

Atitudes-parte II

Consideração positiva incondicional:

Aceitar o outro como ele é. É você aceitar o outro no seu medo, coragem, ressentimento, confusão, orgulho, é o não saber o que é melhor ou pior, o que é mais correto ou mais bonito, Rogers se pergunta “serei capaz de vivenciar atitudes positivas para com o outro, atitudes de calor, de atenção, de afeição, de interesse e respeito? (pág.60) e percebe certo receio “tememos que, se nos deixarmos ficar abertos à experiência desses sentimentos positivos para com o outro, poderemos ser enredados por eles. Os outros podem tornar-se exigentes ou podemos nos decepcionar na nossa confiança, e tememos essas conseqüências” (pág. 61), por isso “tendemos a estabelecer uma distância entre nós e os outros - uma reserva, uma atitude ‘profissional’, uma relação impessoal (pág.61).
“É uma verdadeira meta que se atinge quando compreendemos que em certas relações, ou em determinados momentos dessas relações, podemos nos permitir com segurança, mostrar interesse pelo outro e aceitar estar ligado a ele como a uma pessoa por quem temos sentimentos positivos” (pág.61).

Compreensão empática:

Refere-se a olhar para o mundo interno do outro. Como ele percebe o mundo, para Rogers “no que me diz respeito, é mais fácil para mim sentir este tipo de compreensão e comunicá-lo a um cliente individualmente do que a estudantes numa aula ou o colegas num grupo que participe. Sinto uma forte tentação em corrigir o raciocínio dos estudantes ou de indicar a um colega os erros da sua maneira de pensar. No entanto, quando consigo abrir-me à compreensão dessas situações, enriquecemos-nos reciprocamente.(...) Se, no meu encontro com ele, o trato como uma criança imatura, como um aluno ignorante, como uma personalidade neurótica ou um psicopata, cada um desses conceitos limita o que ele poderia ser na nossa relação”(págs. 63- 65)


Referências:

ROGERS, Carl (1985), Tornar-se Pessoa, 6ª. Edição, São Paulo, Martins Fontes.2009

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...