6 de abril de 2010

Questões Psicodiagnóstico



(TRT -18° 2008) 23. O psicodiagnóstico pode ser considerado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo. Quando o objetivo de uma avaliação psicológica clínica é realizar uma avaliação compreensiva,

a) o exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente.
b) são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas.
c) procura-se fornecer subsídios para questões relacionadas com "insanidade", competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, entre outras.
d) procura-se identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

e) é determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

R:
O processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos: - Classificação simples (descritivo); - Classificação nosológica, -Diagnóstico diferencial; - Avaliação compreensiva; - Entendimento dinâmico; - Prevenção; -Prognóstico; - Perícia forense

O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego (controle da percepção e da mobilidade; prova da realidade; antecipação, ordenação temporal; pensamento lógico, coerente, racional; elaboração das representações pela linguagem, etc), em especial quando há insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento.



(PREF. ALTOS 2009) 28. Sobre a avaliação psicológica clínica com objetivo de diagnóstico diferencial, pode se afirmar:

a) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
b) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
c) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferença de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente.
d) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes.
e) Determina o curso provável do caso.

R:
No diagnóstico diferencial, o psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento mental. Naturalmente, para trabalhar neste objetivo (diagnóstico diferencial), o psicólogo, além de experiência e de sensibilidade clínica, deve ter conhecimentos avançados de psicopatologia e de técnicas sofisticadas de diagnóstico.




3 comentários:

Ana Paula disse...

Olá, obrigado pelas dicas e pela resolução das questões. Gostaria de saber qual foi a biografia que você usou para respondê-las, pois gosto de ter em casa o livro para estudar mais profundamente.
Obrigada!

Ana Paula

Anônimo disse...

Psicodiagnóstico V
Jurema Alcides Cunha

Jean Menecucci disse...

nossaaaaaaaa...to corrigindo aqui uma prova que eu fiz pra concurso e caiu justamente a reposta que vc postou da terceira pergunta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...