Para Chiavennato (2010) a
gestão de pessoas é formada por pessoas e organizações em que aquelas dependem
destas para alcançar o sucesso, separar o trabalho da existência da pessoa é
muito difícil diante do impacto e da importância do trabalho nas suas vidas.
Nos tempos atuais a
organização está ampliando sua visão e suas estratégias, percebendo que todos
os processos da organização só podem ser realizados com os diversos parceiros
como os acionistas, investidores, fornecedores, empregados, clientes e
consumidores, todos contribuindo com algo na expectativa de obter um retorno,
assim a Gestão de Pessoas se baseia em alguns aspetos fundamentais:
·
As
pessoas como seres humanos: pessoas como pessoas e não meros recursos, pois
elas possuem suas singularidades que devem ser olhadas e encaixadas no processo
organizacional.
·
As
pessoas como ativadores de processos organizacionais: Impulsiona a organização
e são talentos indispensáveis para a empresa enfrentar um mundo competitivo
cheio de desafios organizacionais.
·
As
pessoas como parceiros da organização: Fazem esforço na organização com a
finalidade de obter retorno do investimento, e são capazes de conduzir a
organização a excelência e ao sucesso.
·
As
pessoas como talentos fornecedores de competências: Pessoas como elementos
vivos fornecedores de competências essenciais para o sucesso organizacional,
qualquer empresa pode adquirir tecnologias que se equiparem aos concorrentes o
grande desafio é construir competências similares e até mesmo ultrapassar os
concorrentes.
·
Pessoas
como capital humano da organização: pessoas como principal ativo organizacional
que agrega inteligência ao negócio da organização.
As organizações perceberam que para serem bem sucedidas
devem otimizar o retorno do investimento sobre o investimento de todos os
parceiros, incluindo aqui os seus funcionários por isso os objetivos da gestão
de pessoas devem: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua
missão; proporcionar competitividade a
organização e pessoas bem treinadas e bem motivadas; aumentar a autoatualização
e a satisfação das pessoas do trabalho; desenvolver
e manter a qualidade de vida no trabalho; administrar e impulsionar a mudança,
manter
políticas éticas e comportamentos socialmente responsáveis; construir a melhor
empresa e a melhor equipe.
A gestão de pessoas deve criar todas as condições para
aumentar o capital humano e intelectual e faz isso a partir de políticas e
práticas para administrar o trabalho, que são : agregar talentos a organização;
Integrar e orientar talentos em uma cultura participativa, acolhedora e
empreendedora; Modelar o trabalho seja individual ou em equipe de maneira a
torná-lo significativo, agradável e motivador, recompensar os talentos pelo
excelente desempenho e pelo alcance de resultados como reforço positivo; Avaliar
o desempenho humano e melhorá-lo continuamente; Comunicar, transmitir
conhecimento e proporcionar retroação intensiva, treinar e desenvolver talentos
para criar uma organização de aprendizagem; Proporcionar excelentes condições
de trabalho e melhorar a qualidade de vida; Manter excelentes relações com
talentos, sindicatos e comunidade em geral; Aumentar a competitividade dos
talentos para incrementar o capital humano da organização e, consequentemente, o
capital intelectual e incentivar o desenvolvimento organizacional.
Para atingir seus objetivos a gestão de pessoas usa seis
processos básicos:
1.
Processos de Agregar
Pessoas: Processo de incluir novas pessoas na empresa - recrutamento e seleção
2. Processos de Aplicar Pessoas: Processos para
desenhar as atividades que as pessoas devem realizar na empresa, além de
orientar e acompanhar o desempenho – desenho de cargos e desenho
organizacional, análise e descrição de cargos, orientação de pessoas e
avaliação de desempenho.
3. Processos de Recompensar Pessoas: Incentiva as
pessoas e satisfaz suas necessidades – recompensa, remuneração, benefícios e
serviços sociais.
4. Processos de Desenvolver Pessoas: Capacitar e
incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas - Treinamento
e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências.
5. Processos
de Manter Pessoas: Cria condições
ambientais
e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas – Cultura e clima
organizacional, higiene, segurança
e
qualidade de vida
6. Processos de Monitorar Pessoas: Utilizados
para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados -
Banco de dados e SIG- sistemas de informações
gerenciais.
Deve-se ressaltar que administrar pessoas é uma
responsabilidade de linha e função de staff ou seja:
Cada gestor fica responsável pelos recursos humanos alocados em seu
departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada
da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão
de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação
(regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus
profissionais (função de staff)( RIBAS, SALIM,2013,p.73)
Referências:
CHIAVENATO,
I. Gestão de Pessoas. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.
RIBAS,
A. L. SALIM, C. L. Gestão de pessoas
para concurso. Alumnus, 2013
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