(FGV)MP-MS
2012
60) Um
estudo clássico mostrou que filhotes de macacos rhesus, colocados em
situações de stress, dirigiam-se para “mães” cobertas com tecido macio
em vez de buscarem “mães” de arame, capazes de alimentá-los por meio de dispositivos
conectados às mamadeiras.
Tais
estudos tiveram importante influência na Psicologia do Desenvolvimento, abrindo
novas discussões sobre a formação precoce dos vínculos.
A esse
respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os
estudos sobre a “mãe” de arame x a “mãe” de pano foram realizados por Harlow.
II. Os
estudos sobre a “mãe” de arame influenciaram a Teoria do Apego de Bowlby.
III. A
Teoria do Apego de Bowlby considera que a tendência para constituir vínculos de
apego é inata.
Assinale:
(A) se
somente a afirmativa I estiver correta.
(B) se
somente a afirmativa II estiver correta.
(C) se
somente a afirmativa III estiver correta.
(D) se
somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
(E) se
todas as afirmativas estiverem corretas.
70) Com
relação às novas contribuições para o estudo do desenvolvimento humano,
assinale a afirmativa incorreta.
(A) As
pessoas não podem ser estudadas sem que se leve em conta o meio ambiente, de
acordo com os contextualistas.
(B) O
principal representante da corrente sócio-cultural é Yuri Brofenbrener.
(C) A
perspectiva etológica preocupa-se com as bases biológicas e evolutivas do
comportamento.
(D) A
estampagem é um conceito que diz respeito à predisposição para aprendizagem.
(E) A
pesquisa etológica valoriza a observação naturalista, que pode ser combinada
com outros métodos.
RESPOSTAS:
60) R:
E
Experimentos com macacos rhesus, feitos por Harry
Harlow na década de 50, mostraram que o apego não surge por causa das satisfações
alimentares (num modelo de macaco confeccionado com arame), mas sim em razão do
aconchego que eles encontravam num modelo de tecido, o que influenciou Bowby que denominou o vínculo mãe-filho de
apego
70) R:
B
Teoria
sóciocultural tem como seu principal representante Vygotsky. A Teoria de Urie Bronfenbrenner
é a Bioecológica em que o desenvolvimento é definido como o fenômeno de
continuidade e mudança nas características biopsicológicas dos seres humanos,
tanto como indivíduos quanto em grupos. O fenômeno extende-se ao longo do curso
de vida em sucessivas gerações através do tempo histórico presente e passado.
Referências:
DE TONI, Plínio Marco et al
. Etologia humana: o exemplo do apego. Psico-USF, Itatiba.V.9, 2004.< http://www.scielo.br/pdf/pusf/v9n1/v9n1a12.pdf>
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