A Resolução CFP n.º 002/2003 define testes psicológicos
como: Art. 1º - Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração
de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de
uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1°do Art. 13 da
Lei n° 4.119/62.
Parágrafo único. Para
efeito do disposto no caput deste artigo, os testes psicológicos são
procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de
comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou
mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente
nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade,
psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais
diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos.
Classificação dos Testes psicológicos:
1. Segundo
o método utilizado:
Psicométricos: é
aquele cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que quer dizer que o
resultado é um número ou medida
Projetivos: São
aqueles cujas normas são qualitativas, ou seja, são testes menos objetivos. O
resultado se expressa através de uma tipologia
2. Segundo
a Finalidade:
Testes de Velocidade, ou Rapidez: Os
testes puros de velocidade medem a rapidez de raciocínio ou execução de
determinada tarefa, caracterizam-se pelo tempo certo de administração e pelo
fato de serem homogêneos, isto é, medirem o mesmo fato comum em todos os itens
muito fáceis para se ter como variável apenas a rapidez de execução
Testes de Potência, ou Nível: São
aqueles que medem, não a rapidez da execução, mas a qualidade da mesma, avaliam
a potencialidade do indivíduo em relação a alguma característica.
3. Segundo
a Influência do Examinador
Pessoais: Casos em que é
extremamente necessária a presença do examinador para explicar a tarefa,
observar atitudes, etc., sua personalidade e sua conduta influem
consideravelmente no resultado
Impessoais: O
examinador se limita a administrar o rapport, geralmente esses testes são
auto-administrados ,pois vêm com instruções impressas, cabendo ao examinando
apenas segui-las para respondê-las
4. Segundo
o Modo de Administração:
Individuais: Aquele
que exige apenas a presença de um examinador e um examinando
Coletivos: São
realizados em grupo, apresentando como vantagem a economia de tempo
Autoadministrados: Testes
que possuem instruções na capa, não determinam tempo e dispensam a presença de
um aplicador
5. Segundo
o Atributo Medido
Aproveitamento ou realização: Os
testes de aproveitamento servem para medir o grau de eficiência na realização
de uma tarefa aprendida, O objetivo é medir, objetivamente, o conhecimento que
o indivíduo adquiriu sobre algo, em relação ao seu grupo
Aptidão: Medem o “potencial ”
do indivíduo para aprender ou realizar uma tarefa.
Personalidade: Os
testes de personalidade medem as características de personalidade propriamente
ditas, que não se referem aos aspectos cognitivos da conduta
Referências Bibliográficas:
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