6 de outubro de 2009

Você conhece esse cara?

Estava assistindo TV quando vejo uma propaganda onde o “o cara” se apresenta como neurocientista, na mesma hora pensei: cadê o Ronaldo?








Miguel Angelo Laporta Nicolelis, é um médico e cientista brasileiro. É considerado um dos 20 maiores cientistas da atualidade, segundo a revista "Scientific American". Sua pesquisa refere-se as possibilidades de integrar o cérebro às máquinas. Ele busca o desenvolvimento de próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia. Recentemente, o escopo do estudo foi ampliado para buscar uma cura para o Parkinson.

Nicolelis se formou em Medicina na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, cursou o doutorado em Fisiologia Geral, onde sofreu grande influência de César Timo-Iaria. O pós-doutorado foi realizado na Universidade Hahnemann (Filadélfia). Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, Nicolelis também lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte.

O trabalho de Nicolelis com implante de próteses no cérebro de cobaias começou em 1984, quando ele se formou em medicina, na Universidade de São Paulo. “Quando comecei a estudar o cérebro, o neurônio era considerado o rei da cocada preta. Ele só era pensado de forma isolada. Era como se os neurologistas só enxergassem um átomo de cada vez, nunca as moléculas.” Nicolelis leu que os astrônomos usam redes com várias antenas para mapear o céu e construir uma grande imagem virtual. E pensou: será que o cérebro também funciona assim?

Seu trabalho começou a ganhar evidência internacional em 1999, quando implantou uma prótese no cérebro da macaquinha Belle. O implante em 90 neurônios permitiu, pela primeira vez, a um primata mover um braço robótico com a força do pensamento. “Ao usar vários eletrodos para registrar os sinais de 90 neurônios ao mesmo tempo, obtive um sinal amplificado e de melhor qualidade”, diz.

É interessante ver pessoas que fazem ciência sendo consideradas ídolos.

REFERÊNCIAS:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI64860-15224,00-MIGUEL+NICOLELIS+O+BRASILEIRO+CANDIDATO+AO+NOBEL.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u578065.shtml
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,miguel-nicolelis-neurocientista,342814,0.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Nicolelis

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...