8 de fevereiro de 2010

Para os piauienses.

Grupo de Apoio Fraterno seleciona voluntários

O Grupo de Apoio Fraterno (GAF) está com inscrições abertas para o processo seletivo de voluntários, que se interessem em trabalhar no contato com pessoas que estejam atravessando problemas que possam levá-las à situação de depressão. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro. A entidade funciona com o apoio da Fundação Municipal da Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3222-0000 ou na sede do GAF, que fica na rua Álvaro Mendes, 861, Centro de Teresina (mesmo prédio onde funciona a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS). O voluntário, além de identificar-se com a filosofia do trabalho, tem que ser maior de 18 anos, alfabetizado e ter disponibilidade de, pelo menos, quatro horas e meia durante a semana.

Há 24 anos atuando em Teresina, o GAF tem por meta evitar o agravamento do índice de suicídio na capital, através de um trabalho de cunho emocional, tendo como base o diálogo. “Teresina registra um alto índice de suicídio em conseqüência de vários fatores, principalmente o idoso que vive no isolamento, pessoa com problemas financeiros, desemprego, rejeição da família, o homossexual não aceito pela família, doenças diversas, alcoolismo e outras drogas”, explica Wyder Mendes, coordenador de divulgação do projeto.

Depois de selecionado, o integrante do grupo passa por processo de treinamento no decorrer de 14 sábados, com aulas teóricas e práticas para o exercício da atividade. Estão sendo disponibilizadas 60 vagas.Wyder Mendes revela que o GAF é reconhecido como entidade de utilidade pública por meio de leis estadual e municipal. Atualmente, funciona com a participação de 40 voluntários, sempre dispostos a levar uma palavra de apoio a quem precisa.

“Recebemos de 10 a 15 chamadas por dia. O voluntário vai ao encontro da pessoa que está precisando de ajuda, dialoga e procura debelar aquele sentimento de rejeição, de depressão e de suicídio”, explica. “Depois desse contato, fazemos o acompanhamento da pessoa, cuja identidade é sempre mantida em sigilo absoluto, até que se recupere do sentimento de negação”, completa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...