6 de maio de 2010

Pref. de Teresina Psicólogo 2010.


31. De acordo com Salovey e Mayer, as informações de natureza emocional são processadas por meio das seguintes etapas:

(A) avaliação, regulação e utilização.
(B) sociabilidade, realização e abertura à experiência.
(C) avaliação, realização e abertura à experiência.
(D) avaliação, realização e utilização.
(E) abertura à experiência, regulação e utilização.

Três processos são utilizados para processar informações de cunho emocional:

Avaliação: Refere-se à análise de expressões de suas próprias emoções e de outras pessoas e a escolha de uma melhor maneira de expressar emoções em um dado contexto.

Regulação: Inclui o mecanismo de controlar as próprias emoções e humores e reagir adequadamente no convívio social.

Utilização: Possibilita ao indivíduo o uso adequado das emoções durante a resolução de problemas cotidianos ou em situações que exijam um raciocínio complexo, permitindo - lhe elaborar adequadamente planos futuros, manter pensamentos criativos e buscar caminhos para o alcance de metas.

32. Aspecto central da saúde mental é uma característica que expressa elevado nível de autoconhecimento, ótimo funcionamento e maturidade, fundamentando-se em atitude positiva em relação a si mesmo. Essa afirmativa refere-se ao (à)

(A) crescimento pessoa.
(B) auto-aceitação.
(C) relacionamento positivo com os outros.
(D) domínio do ambiente.
(E) autonomia.

Para Ryff e Keys (1989) Há seis componentes do bem - estar:

Auto – aceitação: Aspecto central da saúde mental, trata-se de uma característica que revela elevado nível de autoconhecimento, ótimo funcionamento e maturidade. Atitudes positivas sobre si mesmo emergem como uma das principais características do funcionamento psicológico positivo.

Relacionamento positivo com outras pessoas: Refere-se a fortes sentimentos de empatia e afeição por todos os seres humanos, capacidade de amar, manter amizade e identificação com o outro.

Autonomia: São seus indicadores o lócus interno de avaliação e uso de padrões internos de auto-avaliação, resistência à aculturação e independência acerca de provações externas.

Domínio do ambiente: Capacidade de criar ou escolher ambientes adequados as suas características psíquicas, participação acentuada em seu meio e manipulação e controle de ambientes complexos.

Propósito de vida: Manutenção de objetivos, intenções e de senso de direção perante a vida, mantendo o sentimento de que a vida tem um significado.

Crescimento pessoal: Necessidade de constante crescimento e aprimoramento pessoais, abertura a novas experiências, vencendo desafios que se apresentam em diferentes fases da vida.

Fonte:

GONDIM , SIQUEIRA, Emoções e afetos no trabalho in Zanelli, J. C., Borges-Andrade, J. E. & Bastos, A. V. B. (2004). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...