17 de maio de 2009

Síndrome da UTI

Ministério da Saúde Psicólogo -2005


54 - A síndrome de UTI:

I) é um estado confusional e regressivo, que aparece alguns dias depois da internação em UTI e costuma desaparecer logo após o paciente ser transferido da UTI.
II) é um estado mais comum em pacientes clínicos do que em pacientes cirúrgicos.
III) é um estado secundário à internação na UTI, que não tem relação com antecedentes de personalidade.

(A) apenas I está correta;
(B) apenas III está correta;
(C) apenas II e III estão corretas;
(D) apenas I e II estão corretas;
(E) todas estão corretas.


As características gerais da UTI, fatores do ambiente e do próprio paciente conduzem a desordens psicológicas. Alterações que interferem no curso da recuperação física, delineando o tipo de resposta do paciente às ações médicas.

Síndrome da UTI É um estado confusional, reversível, secundário a internação em UTI. Desenvolve-se entre o terceiro e o sétimo dia após a admissão na unidade. Em geral, os pacientes estão lúcidos um ou dois dias que antecedem o desenvolvimento da síndrome.
A incidência é de 12 a 38% dos admitidos e é mais freqüente em pacientes cirúrgicos do que em clínicos. Freqüentemente esses sintomas desaparecem ou diminuem após 48 horas da alta da UTI.




Fonte:

CARPENTIERI, M., LEITÃO, M. S., SIQUIERA, C. M. Auto – produção de stress e o stress no ambiente de UTI, (2002) disponível em http://www.cphd.com.br/trabalhos/cphd_11022006112316.doc

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...