17 de maio de 2009

Síndrome da UTI

Ministério da Saúde Psicólogo -2005


54 - A síndrome de UTI:

I) é um estado confusional e regressivo, que aparece alguns dias depois da internação em UTI e costuma desaparecer logo após o paciente ser transferido da UTI.
II) é um estado mais comum em pacientes clínicos do que em pacientes cirúrgicos.
III) é um estado secundário à internação na UTI, que não tem relação com antecedentes de personalidade.

(A) apenas I está correta;
(B) apenas III está correta;
(C) apenas II e III estão corretas;
(D) apenas I e II estão corretas;
(E) todas estão corretas.


As características gerais da UTI, fatores do ambiente e do próprio paciente conduzem a desordens psicológicas. Alterações que interferem no curso da recuperação física, delineando o tipo de resposta do paciente às ações médicas.

Síndrome da UTI É um estado confusional, reversível, secundário a internação em UTI. Desenvolve-se entre o terceiro e o sétimo dia após a admissão na unidade. Em geral, os pacientes estão lúcidos um ou dois dias que antecedem o desenvolvimento da síndrome.
A incidência é de 12 a 38% dos admitidos e é mais freqüente em pacientes cirúrgicos do que em clínicos. Freqüentemente esses sintomas desaparecem ou diminuem após 48 horas da alta da UTI.

Curso de Psicologia Hospitalar



Procurando um bom preparatório  para concursos de Psicologia? 

Fonte:

CARPENTIERI, M., LEITÃO, M. S., SIQUIERA, C. M. Auto – produção de stress e o stress no ambiente de UTI, (2002) disponível em http://www.cphd.com.br/trabalhos/cphd_11022006112316.doc

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...