28 de outubro de 2009

O pessoal não sabe nem brincar

Donos de perfis falsos do Orkut extrapolam na fantasia e arranjam problemas de verdade
Por Lauro Neto
Publicada em 27/10/2009


Quem nunca quis, mesmo que por um instante, ser uma pessoa completamente diferente, ter outro dia a dia, sensações novas e distintas? Sem as amarras do mundo real, na internet isso não só é possível como - você deve conhecer pelo menos alguma história - rola à beça. Mas a galera das comunidades de fakes do Orkut extrapola na viagem. Pelo computador, eles começam e terminam namoros, vão ao cinema, à praia, ficam (e traem), casam-se, têm filhos e publicam todas as fofocas desse mundo de fantasia num jornal fake.

Com uma foto estilosa, que pode ser de uma celebridade ou de um anônimo bonito, e um nome cool, a galera cria uma ou várias identidades paralelas. O problema é que - como controlar os sentimentos? - as histórias criadas por eles frequentemente respigam na vida real. Foi o que aconteceu com a carioca Daniella Perissé, de 16 anos, quando conheceu "Bruno". Ela era "Brócoli", um perfil fake com a foto da atriz Leighton Meester, a Blair de "Gossip Girl"; ele, Dougie Poynter, baixista da banda McFly, de quem Daniella é fã. Os dois trocaram mensagens pelo MSN, ficaram amigos, e Daniella revelou sua identidade real em pouco tempo.

Àquela altura, já estava apaixonada por quem acreditava ser um garoto. A decepção veio mais de um ano depois, quando ela descobriu que "Bruno" era, na verdade, uma paulista de 17 anos.

- Fiquei mais de um ano apaixonada pelo Bruno. Ele me entendia, tinha as mesmas brincadeiras que eu, gostava das mesmas músicas, coisas em comum que você encontra num amigo ou num namorado. Com o tempo, ficamos tão próximos que, só pelo modo de escrever, já sabíamos como o outro estava: rindo, chorando, com raiva... - explica Daniella. - No fake, brincávamos de ir ao cinema, sair para comer. Sonhava com o dia em que eu poderia conhecê-lo.

A garota que se apresentava como Bruno até tentou contar a verdade antes, mas Daniella parecia não querer acreditar. Para satisfazer as vontades da carioca, a paulista mandou uma foto de um amigo e agitou uma conversa telefônica entre ele e Daniella. Depois, inventou que Bruno tinha uma irmã com seu nome verdadeiro.

- Fiz o fake para passar o tempo quando não tinha o que fazer. Escolhi um perfil masculino por indução de uma amiga, para ver como era o outro lado. Mas a Dani se apegou tanto que, mesmo que eu odiasse mentir, não conseguia fazê-la largar do meu pé, nem inventando mil motivos de brigas. Começou pela curiosidade e, depois, foi difícil falar tchau. Tinha medo da reação dela por considerá-la uma grande amiga - justifica a menina, cuja mãe preferiu que seus nome e rosto não fossem revelados nesta reportagem.

Apesar da decepção, Daniella compreendeu as razões da outra. Hoje as duas já se conhecem pessoalmente e mantêm a amizade real. Mas a carioca sofreu muito. Abdicou de parte da sua vida social para administrar seus perfis fakes. Às vezes, chegava do colégio e sequer almoçava para acessar o Orkut. Às 22h, fingia que ia dormir, por ordem do pai, mas voltava para o computador e ficava on-line até as 4h. Às 6h, ia para a escola e dormia na aula.

- Minha mãe me pegava chorando na frente do computador e mandava desligá-lo, dizia que me fazia mal. Ela não sabia que eu gostava do Bruno e que sentia ciúmes até quando ele ficava com meninas no perfil fake do Dougie. Parei com essa vida de fake, tenho que estudar para o vestibular. Eu era muito boba, e essa história me fez amadurecer muito - reconhece Daniella.
Para Carla Leitão, doutora em psicologia clínica pela PUC-Rio, a adolescência é uma fase de experimentação de papéis na vida física, real, "off-line", e isso pode se estender à internet, desde que de maneira saudável e controlada.

- Na web, essa experimentação pode ser mais forte, mais integral, pois não há pistas físicas como limitações, o que permite a uma menina se passar por menino. Enganar o outro não é legal, mas isso tem muito mais a ver com as características da personalidade de cada um do que com a mídia em que isso ocorre. O risco é ser sugado por esse papel e não conseguir sair - explica Carla, que também é pesquisadora da interação humano-computador do departamento de informática.
A especialista alerta que o papel dos pais é tentar compreender o que está se passando e não vigiar ou punir:

- Aprendi isso com a minha filha, que tem dois perfis no Twitter, um com o nome dela e outro com um personagem de "Crepúsculo". Um grande passo é ter humildade: temos que nos sentar junto e aprender com eles. Se há algo de errado nas relações cotidianas, isso vai ser potencializado na internet.


Pra quem tiver curiosidade, o melhor da matéria são os comentários dos leitores, parece que a maioria das pessoas sabe o que é certo ou errado, o que é patológico ou não, as pessoas esquecem.... não há nada de novo debaixo do sol.


Fonte:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/10/27/donos-de-perfis-falsos-do-orkut-extrapolam-na-fantasia-arranjam-problemas-de-verdade-914382853.asp

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...