Análise e mensuração sistemática do desempenho de cada indivíduo
na organização, levando em consideração as atividades desempenhadas, as metas
estipuladas, os resultados a serem alcançados e o potencial de desenvolvimento
Benefícios:
- Localizar de problemas de supervisão e gerência
- Localizar problemas de integração das pessoas à organização
- Localizar problemas de adequação da pessoa ao cargo, de possíveis dissonâncias ou carência de treinamento
- Propiciar a possibilidade de resolução desses problemas com a adoção de ações para melhoria do desempenho do funcionário.
Objetivos:
- Possibilidade de fornecer feedback para a melhoria do desempenho dos servidores
- Base para distribuição e alocação de recompensas organizacionais
- Auxilia a tomada de decisões gerenciais, uma vez que a avaliação demonstra pontos de melhorias e pontos de destaque no desempenho dos funcionários
- Como input no processo de identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento, tendo em vista que os resultados negativos apresentados na avaliação de desempenho demonstram a necessidade de melhoria do resultado dos funcionários por meio de ações de capacitação;
- Valida o processo de seleção de pessoal, pois, se o funcionário foi bem avaliado alguns meses após a contratação significa que a seleção e a escolha foram corretas.
Não deve ser utilizada exclusivamente como base para demissão de
funcionários, já que, sua utilização para este fim poderia acabar com a credibilidade do processo
e aumentar a incidência de rejeições ao método e distorções na avaliação
Métodos de avaliação de desempenho:
Podem ser divididos em:
Tradicionais: São avaliações baseadas em medidas subjetivas e de
percepção
Modernos: Avaliações baseadas em medidas objetivas.
- Quanto mais objetivo for o método de avaliação menor será a
incidência de erros e distorções.
- Critérios mais comuns a serem analisados nas avaliações são: os
resultados de tarefas individuais, os comportamentos dos avaliados e seus
traços individuais de personalidade. Nesse
caso os resultados de tarefas são mais indicados por proporcionarem fatores
objetivos, enquanto os comportamentos e traços estão ligados a fatores
subjetivos.
Métodos tradicionais: Escala gráfica, Lista de verificação (check
lists), Escolha forçada, Incidentes críticos, Pesquisa de campo, Comparação aos
pares
Métodos modernos: 360° ou circular, Avaliação participativa por
objetivos (Appo), Avaliação de competências, avaliação de competências e resultados,
Avaliação de potencial, balanço scorecard.
Outros métodos :
Avaliação chefe-subordinado (top-down), autoavaliação, relatório
de performance, Avaliação por resultados, Padrões de desempenho
Bibliografia:
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