6 de fevereiro de 2009

UFPR-PSICÓLOGO 2008

Questão 38

Considerando as pressões internas e externas para a mudança e as resistências oferecidas pelos referenciais culturais, assinale a alternativa que expressa o campo de representação da cultura que é menos previsível e acessível à mudança.

a) Os artefatos captados por meio visual e auditivo: estruturas, processos, eventos, produtos, serviços, padrões de comportamento, símbolos, histórias, heróis, lemas e cerimoniais.

b) Os valores compartilhados: filosofias, estratégias e objetivos que funcionam como justificativas aceitas.

c) As normas ou regras que compõem as políticas expressas da organização.

d) O organograma que sustenta o corpo gerencial-administrativo e determina a ênfase do trabalho (qualidade, custos, clientes) e o processo decisório.

e) As pressuposições básicas dominantes, que prescrevem a maneira de fazer as coisas, ancoradas em crenças inconscientes, percepções e sentimentos.


Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis:

Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem: produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias , os heróis , os lemas, as cerimônia anuais( mais fácies de decifrar e mudar)

Valores compartilhados: constituem o segundo nível de cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões por que elas fazem o que fazem. Funcionando como justificativas aceitas por todos os membros

Pressuposições básicas: nível mais íntimo e profundo da cultura são crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes. Os aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis de compreender, interpretar, de mudar e sofrer transformações.


Referências:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, 3a. edição, Rio de Janeiro, Campus, 2008

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