12 de fevereiro de 2009

Momento: Quem é você.

MPE-PI -2009
Questão 49.
O método de trabalho conhecido como Dinâmica de Grupo foi originalmente criado em 1944 por qual dos autores abaixo relacionados?

A) Elton Mayo

George Elton Mayo chefiou uma experiência em uma fábrica da Western Eletric Company , situada em Chicago, no bairro de Hawthorne como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne surgiu nos estados unidos a Teoria das Relações Humanas como um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.

B) Wilfred Bion

Bion foi um psicanalista que integrou várias idéias psicanalíticas freudianas e kleinianas, pode-se dividir sua obra : Década de 40 experimentos com grupos; a de 50 inspirou-se no funcionamento psicótico, baseado na obra kleiniana,na década posterior, a de 60, Bion consagra-se aprofundando nos atendimentos à pacientes psicóticos.

C) Douglas McGregor

Desenvolveu as teorias X e Y

Para a teoria X o homem é indolente e preguiçoso por natureza, Não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido, é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização, Persiste-se a mudanças, a sua dependência o torna incapaz de autocontrole e disciplina.

A teoria Y é a moderna concepção de Administração, se baseia na eliminação de preconceitos sobre a natureza humana, seus principais aspectos são: O homem não tem desprazer inerente em trabalhar a aplicação do esforço físico ou mental, em seu trabalho é tão natural quanto jogar e descansar, as pessoas não são resistentes as necessidades da empresa, as pessoas têm motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabilidades, ele não só aceita responsabilidades, também as procura, as capacidades de imaginação e de criatividade na solução de problemas é distribuída entre as pessoas.

D) Kurt Lewin

E) Enrique Pichon-Rivière

É considerado como o verdadeiro fundador do freudismo argentino, como conceitos desenvolve a teoria do vinculo e grupo operativo.

Pichon caracteriza grupo como um conjunto restrito de pessoas, que, ligadas por constantes de tempo e espaço e articuladas por sua mútua representação interna, propõe-se, em forma explícita ou implícita, à uma tarefa que constitui sua finalidade. Dentro deste processo, o indivíduo é visto como um resultante dinâmico no interjogo estabelecido entre o sujeito e os objetos internos e externos, e sua interação dialética através de uma estrutura dinâmica que Pichon denomina de vínculo.

Vínculo é definido como "uma estrutura complexa que inclui um sujeito, um objeto, e sua mútua interelação com processos de comunicação e aprendizagem." (Pichon, 1988)

Ao elaborar a teoria do vínculo, Pichon a diferencia da teoria das relações de objeto concebida pela Psicanálise (que descreve as possíveis relações de um sujeito com o objeto sem levar em conta a volta do objeto sobre o sujeito, isto é, uma relação linear), propondo, então, o estudo da relação como uma espiral dialética onde tanto o sujeito como o objeto se realimentam mutuamente.

A teoria do vínculo também pode ser enunciada como uma estrutura triangular, ou seja, todo o vínculo é bi-corporal, mas como em toda a relação humana, há um terceiro interferindo, olhando, corrigindo e vigiando (alguns aspectos do que Freud chamou como complexo superego). Esta estrutura inclui no esquema de referência o conceito de um mundo interno em interação contínua, origem das fantasias inconscientes.


Referências:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...