9 de fevereiro de 2009

PREFEITURA DE SÃO LUIZ-2008-CESPE/UNB

Acerca dos sintomas característicos da Síndrome de Burnout, julgue os itens seguintes.

87 Super-investimento com prolongação do tempo de trabalho e diminuição da produtividade são sintomas do Burnout. (C). (super-investimento ....????????)

88 Esgotamento emocional, falta de recursos emocionais e atitude de isolamento encontram-se na síndrome de Burnout.(C)
89 Despersonalização com diminuição do sentimento de autorealização, atitude insensível em relação aos colegas e aos pacientes estão presentes na síndrome de Burnout.(C)
90 Humor depressivo com total apatia e nenhuma irritabilidade, sentimento de frustração, diminuição do senso de responsabilidade são sintomas característicos da síndrome de Burnout. (E)
91 Excesso de entusiasmo no trabalho com dificuldade de interromper o trabalho é sintomático da síndrome de Burnout.(E)



O Burnout, trata-se de uma síndrome, ou seja, um conjunto de respostas a situações de estresse ocupacional de reação à tensão emocional crônica com predileção para profissionais que mantêm uma relação constante e direta com outras pessoas, principalmente quando esta atividade é considerada de ajuda (médicos, enfermeiros, professores).

Adota-se aqui a perspectiva psicossocial, que torna a síndrome de burnout como um processo, no qual os aspectos do contexto de trabalho e interpessoais contribuem efetivamente para o seu desenvolvimento.
Para Maslach e Jackson a síndrome consiste em uma reação à tensão emocional crônica por tratar excessivamente com outros seres humanos, particularmente quando eles estão preocupados ou com problemas..
Trata-se de síndrome multidimensional, caracterizada por três componentes: exaustão emocional, diminuição da realização pessoal e despersonalização.

Que tem como características principais:

Desgaste ou Exaustão Emocional:. Refere-se a um sentimento de sobrecarga emocional, sendo este um traço fundamental da síndrome, caracterizado pela perda de energia, esgotamento e sentimento de fadiga constante, podendo esses sintomas afetar o indivíduo física ou psiquicamente ou das duas formas. A partir de então, as pessoas acometidas sentem gradativa redução de sua capacidade de produção e vigor no trabalho.

Despersonalização: Geralmente vem acompanhado de ansiedade, aumento da irritabilidade e perda de motivação. O indivíduo se vê cercado de sentimentos negativos para si mesmo e para com os outros. Ocorre uma redução das metas de trabalho, da responsabilidade com os resultados, alienação e conduta egoísta. O indivíduo passa então a isolar-se dos outros como forma de proteção, mantendo uma atitude fria em relação às pessoas, não é mais capaz de lidar com as suas emoção e a dos outros, e começa a tratá-los de forma desumanizada.

Incompetência ou Falta de Realização Pessoal : Sentimento de incompetência pessoal e profissional ao trabalho, o indivíduo passa a apresentar uma série de respostas negativas para consigo e para o trabalho, como, depressão, baixa produtividade, baixa auto-estima e redução das relações interpessoais. Nesta fase, o indivíduo assume uma atividade defensiva com modificações nas suas condutas e atitudes com o objetivo de defender-se dos sentimentos experimentados, tem tendência a avaliar-se negativamente em relação a seu desempenho.

SINTOMAS FÍSICOS
Fadiga constante e progressiva, Dores musculares ou osteomusculares, Distúrbios do sono, Cefaléias, enxaquecas, Perturbações gastrintestinais, Imunodeficiência, Transtornos cardiovasculares, Distúrbios do sistema respiratório:, Disfunções sexuais, Alterações menstruais nas mulheres.

SINTOMAS PSÍQUICOS
Falta de atenção, concentração ,alterações da memória, lentificacão do pensamento, sentimento de alienação, sentimento de solidão, impaciência, sentimento de impotência, labilidade emocional, dificuldade de auto aceitação, baixa auto estima, astenia, desânimo, disforia, depressão, desconfiança, paranóia.

SINTOMAS COMPORTAMENTAIS
Negligencia ou escrúpulo excessivo, condutas aditivas e evitativas, irritabilidade, incremento da agressividade, incapacidade para relaxar, dificuldade na aceitação de mudanças, perda de iniciativa, aumento do consumo de substâncias, comportamento de alto risco suicídio, existe maior incidência de casos de suicídios entre profissionais da área da saúde do que na população em geral.

SINTOMAS DEFENSIVOS:
Tendência ao isolamento, sentimento de onipotência, perda do interesse pelo trabalho (e até pelo lazer), absenteísmo, ímpetos de abandonar o trabalho, ironia, cinismo.

Segundo Lima et al (2007) Os Psicólogos, por atuarem na área de saúde mental estão entre a clientela de risco da Síndrome de Burnout. O local de trabalho, portanto, também influencia sensivelmente o grau de realização pessoal no trabalho e a possibilidade de se desenvolver burnout e estresse a partir de um ambiente que exerça pressão nos indivíduos. Especificamente em relação à psicoterapeutas.
Faber (1985), identificou cinco fatores desencadeadores de estresse: manutenção da relação terapêutica, agendamento, dúvida profissionais, envolvimentos excessivos no trabalho e esgotamento pessoal.



REFERÊNCIAS:
BESSANE, A. A., CONCAT0, A. B., ROSSINI, A. B. Revisão de literatura sobre as causas da síndrome de burnout em profissionais de enfermagem. Disponível em http://www.uniandrade.edu.br/links/menu3/publicacoes/revista_enfermagem/artigo082.pdf. Acesso 9/02/2009.

BORGES, Livia Oliveira et al. A síndrome de burnout e os valores organizacionais: um estudo comparativo em hospitais universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2002, v. 15, n. 1, pp. 189-200. ISSN 0102-7972. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/prc/v15n1/a20v15n1.pdf Acesso 9/02/2009.

LIMA, Flávia Dutra et al . Síndrome de Burnout em residentes da Universidade Federal de Uberlândia - 2004. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, Aug. 2007 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010055022007000200004&lng=en&nrm=iso
. Acesso em: 09 Feb. 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...