4 de dezembro de 2008

DÉJA VU

Nenhuma verdade me machuca
Nenhum motivo me corrói
Até se eu ficar
Só na vontade, já não dói
Nenhuma doutrina me convence
Nenhuma resposta me satisfaz
Nem mesmo o tédio me surpreende mais

PITTY


Definição:

Transtorno de reconhecimento (paramnésia) que dá ao paciente a impressão de já ter visto ou vivenciado anteriormente determinada situação presente e nova. Pode ocorrer em pessoas normais ou em portadores de foco irritativo (disrítmico) temporal.

A sensação é tão enigmática que prima exatamente por surgir tão subitamente quanto o próprio desaparecimento, não sem antes deixar aquele fiozinho de estranheza que incomoda a pessoa enquanto o olhar percorre o local em busca da familiaridade perdida naquele lampejo mental.
A sensação é vista, então, como algo que tem origem física (como o frio sentido pela pele), é experimentada, e que termina por ter conotações psicológicas (o frio remete ao medo, por exemplo), relacionadas a algum acontecimento.

Baseado neste preceito, o Dèjá Vu pode ser visto como um fenômeno possível em uma sociedade que prima por administrar as sensações. Não se é permitido sentir da mesma maneira que tempos atrás, o que acaba por permitir que o estado de familiaridade súbita aflore com mais freqüência.


Explicações distintas de especialistas

Especialistas em neurologia atribuem ao fenômeno o status de ser uma experiência baseada na memória e que os centros de memória do cérebro são os responsáveis pelo fenômeno. Tais sensações acontecem principalmente nas pessoas de 15 a 25 anos e cerca de 60 a 70% das pessoas afirmam que já tiveram o fenômeno alguma vez na vida.
Não se pode deixar de mencionar também as pessoas que atribuem sentido religioso ao Dèjá Vu, principalmente relacionado a vidas passadas. De maneira geral, o fenômeno passa, então, a ter uma dimensão literal do "já vivido", sob a perspectiva de que determinado acontecimento efetivamente aconteceu. Só que em vidas passadas.


Mas eu sinto que eu tô viva
A cada banho de chuva
Que chega molhando o meu corpo
Mas eu não tenho pressa
Já não tenho pressa
Eu não tenho pressa
Não tenho pressa

fonte:

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/wordbook/entry.php?entryID=169

http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.aspnoticia=1605816&area=26050&authent=7FFFBCAE6171530EBE8BBA72001239

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...