17 de dezembro de 2008

Prefeitura de Frutuoso Gomes/RN - Psicólogo

Questão 11.

Em relação ao transtorno de ansiedade generalizada podemos afirmar que constituem critérios diagnósticos, EXCETO:

a) Ansiedade e preocupação excessivas, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos 6 meses, com diversos eventos ou atividades;
b) O indivíduo considera difícil controlar a preocupação;
c) A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento de áreas importantes na vida do indivíduo;
d) A ansiedade e a preocupação estão associadas com pelo menos 3 dos seguintes sintomas, todos os dias no último mês: inquietação, fatigabilidade, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono.

Transtorno de ansiedade generalizada

Síndrome caracterizada por preocupação excessiva e incontrolável, persistente, ocorrendo sem que haja qualquer circunstância ambiental em particular. Os sintomas comuns são sentimentos contínuos de nervosismos, sudorese, tensão muscular, tremores, sensação de cabeça leve, palpitações, tonturas, desconforto epigástrico e expectativa desagradável para um futuro próximo.
Prevalência de 5 a 6,5 % na população geral, é mais freqüente no sexo feminino, desempregados, solteiros e separados.
É uma condição crônica insidiosa caracterizada por flutuações da intensidade dos sintomas, com períodos de estabilidade e agravamento.

Critérios para Diagnóstico de Transtorno de Ansiedade

A. Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos 6 meses, nos diversos eventos ou atividades (tais como desempenho escolar ou profissional).
B. O indivíduo considera difícil controlar a preocupação.
C. A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes sintomas, presentes na maioria dos dias nos últimos 6 meses.
Nota: Apenas um item é exigido para crianças.
(1) inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele
(2) fatiga
(3) dificuldade em concentrar-se ou sensações de "branco" na mente
(4) irritabilidade
(5) tensão muscular
(6) perturbação do sono (dificuldades em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).
D. O foco da ansiedade ou preocupação não se refere a ter um Ataque de Pânico,ou ficar embaraçado em público (como na Fobia Social), ou ser contaminado (como no Transtorno Obsessivo-Compulsivo).
E. A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
F. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral (por ex., hipertiroidismo).

As crianças com Transtorno de Ansiedade Generalizada tendem a exibir preocupação excessiva com sua competência ou a qualidade de seu desempenho. Durante o curso do transtorno, o foco da preocupação pode mudar de uma preocupação para outra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...