4 de março de 2009

TRT-São Paulo 2008

45. Jung descreveu dois estados da mente humana. Um pouco abaixo da consciência estaria o inconsciente pessoal e em um nível abaixo deste estaria o inconsciente coletivo. O inconsciente coletivo contém

(A) o consciente, mas que foi esquecido ou suprimido.
(B) equivalência com a dimensão do id, proposta por Freud.
(C) um conjunto de complexos que definem uma personalidade menor dentro da personalidade total.
(D) as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas.
(E) a persona, máscara que o indivíduo usa e que gera a criação de um complexo devido à preocupação com algumas idéias que, por sua vez, influencia o comportamento social.



Jung faz a distinção entre inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.O inconsciente pessoal surge a posteriori ao nascimento como resultado das experiências de vida do indivíduo (assemelha-se às noções de pré-consciente e inconsciente da Psicanálise).
O inconsciente coletivo surge a priori ao nascimento. É herdado de forma psicológica e biológica, nasce com a criança. É, portanto, um material inato da psique. É formado pelos arquétipos, núcleos instintivos, passados de geração a geração (psíquica e biologicamente).



Fonte:

RAMOS, Luis marcelo alves , Apontamentos sobre a psicologia analítica de carl gustav jung. Disponível em http://www.fae.unicamp.br/etd/viewarticle.php?id=268 (2002)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...