11 de setembro de 2008

Estratégias motivadoras na sala de aula

Esse foi o assunto, foi legal, mas a professora disse que eu baixo a voz no final das frases, e eu ia morrer sem saber, nesses momentos eu vejo que valeu a pena fazer esse curso.
Sendo irônica , mas a professora é bem legal e isso é bem relevante.(viu, professora).

Estratégias recomendadas para desenvolver um ambiente motivador na sala de aula.

Seis dimensões do trabalho docente
Tarefa
Autoridade
Reconhecimento
Grupos
Avaliação
Tempo

Apresentação e acompanhamento da TAREFA

APRESENTAR

-Ativar a curiosidade
-Enfatizar a utilidade do conteúdo
ACOMPANHAMENTO

-Elaborar o discurso adequado

Antes:orientação a atenção para o processo
Durante:orientar para a busca e comprovação dos meios de superar dificuldades.
Depois: informar o correto e o incorreto com atenção no processo
-Demonstrar com o exemplo

Implicações de diferentes modos de manejar a AUTORIDADE


Autoritários: ênfase na disciplina e no controle do comportamento dificulta a auto- regulação
Permissivos: não influir sobre os alunos conseqüência sem conflitos e também sem motivação
Democrática: Permissivos mas sem abandonar os alunos a própria sorte conseqüência autonomia e responsabilidade


O valor do RECONHECIMENTO
-valor do reforço positivo
-Professor como ponto de referência para a avaliação

Mecanismo usual do reforço positivo: Uso de elogios:

-o que: esforço e progresso pessoal sempre insistindo que os erros fazem parte do processo de aprendizagem.
Elogie o progresso e o esforço mostrando o modo de realizar a tarefa.
-como: O elogio pessoal é melhor em particular para não gerar comparação entre os alunos e o esquema motivacional relaciona-se com o bom desempenho e não com a aprendizagem, o mesmo acontece com a repreensão, a repreensão pessoal só em particular

Em público elogia-se o fato , a conduta mas de forma impessoal, do mesmo jeito a repreensão.


Curso de Educação Inclusiva


Motivar com atividades para realizar e avaliar em GRUPO

Vantagens motivacionais

-Terapêuticos para alunos que já desenvolveram o padrão motivacional de evitar avaliações negativas ou o medo do fracasso já que:
Acerto do grupo: Aumenta as probabilidades de aprendizagem desse sujeito e permite melhorar suas expectativas em face ao futuro.
Erro do grupo:A responsabilidade é diluída e aumenta a probabilidade de emergirem as mensagens instrumentais para melhorar em vez de se estabelecer uma atribuição interna permanente.

Que AVALIAÇÃO produz qual motivação?

Avaliação clássica

-Orientação para metas relativas:notas e auto-estima relacionadas ao bom desempenho ou evitar avaliações negativas.
-Avaliação centrada no processo , privado:metas referentes ao aprender e a autonomia.

É preciso aprender que tudo tem seu TEMPO.


Motivação:surgimento dos processos de ansiedade
O manejo da ansiedade distingue os que são motivados pelo êxito e dos que evitam avaliação negativa.


Bibliografia:

COLL, César et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia da educação escolar. Vol.2. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...