13 de setembro de 2008

Questões de concurso - Transtornos de Aprendizagem




hoje é sábado!


Homer: Certo cérebro, eu não gosto de você e nem você de mim, então faça tudo certo pelo menos uma vez para que eu possa continuar te matando com cerveja, certo?




Cérebro: Negócio fechado!"


PROVA CEPISA 2007- Consulplan

Questão 21.

Marque a alternativa que corresponde, pela ordem, aos conceitos das alterações da linguagem oral devido às causas orgânicas:

I. Consiste na dificuldade de articular as palavras resultantes de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervém na articulação.
II. Perturbação da linguagem, caracterizada pela perda da memória dos sinais por meio dos quais o homem civilizado, troca idéias com seus semelhantes.
III. Seus sintomas consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas.
IV. Perturbações na emissão das palavras do tipo intermitente, sem que existam alterações dos órgãos da expressão. Neste grupo, o distúrbio mais importante é a gagueira.
V. Trata-se de defeito da voz, perturbações orgânicas ou funcionais das cordas vocais ou em conseqüência da respiração defeituosa.

A) Disfonia, dislalia, disfemia, afasia, disartria.
B) Disfemia, dislalia, afasia, disartria, disfonia.
C) Disartria, dislalia, disfenia, disfonia, afasia.
D) Disartria, afasia, dislalia, disfemia, disfonia.
E) Afasia, disfonia, dislalia, disfemia, disartria.

DISARTRIA
Tem como característica principal a fala lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação. A disartria de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação. A disartria pode ter origem em lesões no sistema nervoso o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação.

AFASIA
Afasia é a perda da linguagem causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro. Os quadros de afasia são muito variados. Vão desde a dificuldade de articular bem as palavras até a perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e de simbolização. A afasia não se manifesta apenas na linguagem oral. Pode manifestar-se também na escrita, porque os pacientes perderam a capacidade de simbolizar, de traduzir o comando cerebral para a linguagem escrita. Em alguns casos, são capazes de escrever sob ditado ou de copiar, mas incapazes de ler o que escreveram. Em outros, trocam ou omitem letras, às vezes, as vogais; às vezes, as consoantes.
Tipos
Dentre os principais tipos de afasia podemos citar a afasia de Wernecke e de Broca e a afasia global.

1) Afasia de Wernecke: caracteriza-se pela fala fluente, ou logorréia, que não faz sentido para quem ouve, embora a pessoa acredite estar falando corretamente e mantenha a entonação adequada. É como se uma linha telefônica com defeito distorcesse ou truncasse as palavras interferindo na comunicação. Em geral, paciente com fala logorréica tem dificuldade de compreensão e de expressão, mas consegue articular as palavras e irrita-se quando não se faz entender. É muito comum, também, o afásico de Wernecke articular palavras que existem, mas que juntas não estabelecem nenhum significado lógico. Quando há falha da compreensão, o prognóstico da afasia é sempre pior.

2) Afasia de Broca: a pessoa preserva a compreensão, mas tem dificuldade para falar porque lhe faltam as palavras. Algumas elegem jargões, uma palavra ou um nome qualquer para diferentes situações e acreditam estar comunicando o que querem dizer.

3) Afasia global: perda total da capacidade de falar, compreender, ler e escrever.

DISLALIA
Consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas.
A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas.
Quando a criança não consegue desenvolver um bom padrão de fala, com distinções claras dos fonemas acabará passando estas trocas para a escrita, quando iniciar esta nova fase.


DISFEMIA
Disfemia é termo que designa um transtorno na fluência da expressão verbal. Caracteriza-se por interrupções geralmente bruscas, provocando falhas e alterações no discurso. As interrupções presentes na fala vêm acompanhadas de outros fatores que afetam a funcionalidade da coordenação fono-respiratória e do tônus muscular na fonoarticulação.Fatores psicológicos estão associados e agravam a situação tornando-a complexa e de difícil tratamento.Suas causas são ainda desconhecidas e os tratamentos bem diversificados. Os resultados são relativos.Existem 2 tipos:- Gagueira tônica - caracterizada por espasmos que afetam grupos musculares relacionados à fala e que provocam bloqueios bruscos com grande esforço que intensifica mais ainda o tônus muscular e provoca uma fala explosiva e violenta.- Gagueira clônica - ocorrem contrações bucais leves e rápidas que provocam uma repetição indesejável de vocábulos.As duas formas podem ocorrer simultaneamente.Existe a gagueira fisiológica que ocorre na criança quando esta se encontra na fase de aquisição de fala. Ocorrem paradas no discurso, repetição de vocábulos, mas não apresentam bloqueios e espasmos.Passada a 1ª infância, se a disfemia persiste , ela passa a ter outros sinais anormais como reações emocionais negativas, ansiedade, angústia, tiques nervosos, fala restrita, linguagem redundante, frases incompletas, abuso de sinônimos etc... Ocorre 3 vezes mais em mulheres do que em homens.

Curso de Distúrbio de aprendizagem e educação inclusiva

DISFONIA
A disfonia pode ser definida como uma alteração indesejada da qualidade vocal, envolvendo diversos aspectos: altura, intensidade, estabilidade da voz, etc. A disfonia será classificada quanto à origem da alteração podendo ser: orgânica, funcional ou psicogênica.As disfonias funcionais são decorrentes de mau uso, educação ou modelo vocal inadequados ou excesso de uso do aparelho fonador.As disfonias orgânicas são causadas por alguma desordem não funcional, mas sim por alterações anatomo-patológicas de uma ou mais estruturas do aparelho fonador.As disfonias psicogênicas são de origem emocional e psicológica.Para se determinar o grau em que uma voz está alterada, deveremos levar em conta as circunstâncias emocionais, os fatores culturais e estéticos, a idade, o sexo, o nível de exigência da pessoa, entre outros.

Referências

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/disturbios.htm#Disgrafia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...