26 de setembro de 2008

Questão de concurso - Psicopatologia


"E o que sentir
Quando até mesmo você chega a duvidar
Que ainda existe alguma chance de virar o jogo pra você?"
Quebre as correntes
FRESNO

PROVA PSICÓLOGO DEMERVAL LOBÃO 2008

48. Uma jovem de 23 anos é levada ao psicólogo por apresentar algumas alterações após a perda de familiares, com os quais tinha forte ligação de dependência emocional desde criança. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.

a) O medo não pode ser justificado racionalmente.
b) A fobia é o medo justificado racionalmente.
c) O luto é um processo de elaboração da perda.d) O luto é um processo patológico de elaboração da perda.
e) A memória faz parte das funções conativas.


Medo, ansiedade e fobia

Do ponto de vista das teorias das emoções o medo é considerado como uma emoção básica, fundamental, discreta, presente em todas as sociedades culturas, raças ou espécies, enquanto que a ansiedade é uma mistura de emoções, na qual predomina o medo

Considera - se medo quando existe um estímulo desencadeador externo óbvio que provoca comportamento de fuga ou evitação, enquanto que ansiedade é o estado emocional aversivos sem desencadeadores claros que, obviamente, não podem ser evitados.

Podemos definir fobia como um medo altamente persistente e irracional,Uma fobia é uma forma especial de medo intenso. O DSM-IV define fobia como sendo um “medo marcado e persistente de objetos ou situações claramente discerníveis e circunscritas”.

Luto
Podemos dizer que o luto seria o processo de elaboração do sentimento de pesar devido à perda de uma pessoa querida, que envolve, portanto, muita tristeza. Para Bowlby (1985), são quatro as fases do luto: a fase de entorpecimento, na qual a pessoa tem, como reação imediata, o choque, sendo incapaz de aceitar a notícia da perda; a fase de anseio e busca pela pessoa perdida, quando o enlutado vivencia sentimentos da presença concreta do ente falecido, e de raiva, por não conseguir restabelecer o elo partido; a fase de desorganização e de desespero, em decorrência de o enlutado não poder reviver o morto, o que pode levar a pessoa a tornar-se deprimida ou apática, e a fase de maior ou menor grau de reorganização, quando ocorre a aceitação gradual da perda, com a percepção de que é necessário reconstruir a sua vida.
Luto patológico define-se como estado mental associado à perda de pessoas significativas e decorrente da interrupção do processo normal do luto, cronificando a sensação de perda e de todos os seus acompanhamentos.


Referências:

1.BAPTISTA, A.; CARVALHO, M. & Lory, F. O medo , a ansiedade e suas pertubações. Disponível em http://cae.ulusofona.pt/artigos/Psicol%20Barata%20Art.pdf
2.TADA, Iracema Neno Cecilio e KOVACS, Maria Júlia. Conversando sobre a morte e o morrer na área da deficiência. Psicol. cienc. prof. [online]. mar. 2007, vol.27, no.1 [citado 26 Setembro 2008], p.120-131. Disponível na World Wide Web: . ISSN 1414-9893


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...