27 de setembro de 2008

Questões de concurso - Psicanálise


Demasp- Barbacena consulplan 2008


Questão 21.


Sobre a teoria psicanalítica freudiana são considerados conceitos principais, EXCETO:

A) Inconsciente.
B) Determinismo psíquico.
C) Inconsciente coletivo.
D) Libido.
E) Catexia.


INCONSCIENTE

Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, seria incontestavelmente na palavra inconsciente.
O adjetivo inconsciente é por vezes usado para exprimir o conjunto dos conteúdos não presentes no campo efetivo da consciência, isto num sentido 'descritivo' e não 'tópico', quer dizer, sem se fazer discriminação entre os conteúdos dos sistemas pré-consciente e inconsciente.
No sentido 'tópico', inconsciente designa um dos sistemas definidos por Freud no quadro da sua primeira teoria do aparelho psíquico. É constituído por conteúdos recalcados aos quais foi recusado o acesso ao sistema pré-consciente-consciente pela ação do recalque. Podemos resumir do seguinte modo as características essenciais do Inconsciente como sistema (ou Ics): a) as seus 'conteúdos' são 'representantes' das pulsões; b) estes 'conteúdos' são regidos pelos mecanismo específicos do processo primário, principalmente a condensação e o deslocamento; c) fortemente investidos pela energia pulsional, procuram retornar à consciência e à ação; mas só podem Ter acesso ao sistema Pcs-Cs nas formações de compromisso, depois de terem sido submetidos às deformações da censura. D) são, mais especialmente, desejos da infância que conhecem uma fixação no inconsciente.A abreviatura Ics designa o inconsciente (Das Unbewusste) sob a sua forma substantiva como sistema: ics é a abreviatura do adjetivo inconsciente (unbewusst) enquanto qualifica em sentido estrito os conteúdos do referido sistema.
No quadro da Segunda tópica freudiana, o termo inconsciente é usado sobretudo na sua forma adjetiva: efetivamente, inconsciente deixa de ser o que é próprio de uma instância especial, visto que qualifica o id e, em parte, o ego e o superego. Mas convém notar: a) as características atribuídas ao sistema Ics na primeira tópica são de um modo geral atribuídas ao id na Segunda; b) a diferença entre o pré-consciente e o inconsciente, embora já não esteja baseada numa distinção intersistêmica, persiste como distinção intra-sistêmica (o ego e o superego são em parte pré-conscientes e em parte inconscientes).

DETERMINISMO PSÍQUICO

O conceito de determinismo psíquico foi essencial para a psicanálise em seus primórdios. Através dele Freud buscava, entre outros objetivos, afastá-la de misticismos e aproximá-la do campo das ciências, dentro de um modelo causa-efeito determinado. No entanto, mesmo quando justificava o determinismo dos processos psíquicos, não escapava a Freud (1917) a impossibilidade de que uma causa determinasse um efeito numa forma linear, direta. Em seu trabalho, A Interpretação de Sonhos, considerava que tudo o que ocorre no aparelho psíquico está totalmente determinado por elementos que a investigação psicanalítica poderia localizar, nada sendo arbitrário. Ao mesmo tempo, e em contradição a esta posição, reconhecia que não se pode estar totalmente seguro da apreensão de tudo o que está presente nos sonhos (Freud, 1900).
Em sua acepção tradicional, os partidários do determinismo mental postulam que todos os eventos mentais são tão determinados por causas quanto os eventos físicos, e que é possível formular leis causais que poderiam prever o curso preciso dos eventos mentais, a partir da descrição minuciosa das condições iniciais.



Curso de Psicanálise - teoria e Técnica

INCONSCIENTE COLETIVO

Por esse termo, Jung entende aquele nível psíquico onde se registra a experiência acumulada da espécie, ao longo de sua história. Ele nos diz:
"Ao lado desses conteúdos inconscientes pessoais, há outros conteúdos que não provém das aquisições pessoais, mas da possibilidade hereditária do funcionamento psíquico em geral, ou seja, da estrutura cerebral herdada. São as conexões mitológicas, os motivos e imagens que podem nascer de novo, a qualquer tempo e lugar, sem tradição ou migração históricas. Denomino esses conteúdos de inconsciente coletivo."


LIBIDO

Libido (da palavra latina para "desejo" ou "anseio") é a energia aproveitável para os instintos de vida. "Sua produção, aumento ou diminuição, distribuição e deslocamento devem propiciar-nos possibilidades de explicar os fenômenos psicossexuais observados" ( 1905a, livro 2, p. 113 na ed. bras.). Outra característica importante da libido é sua mobilidade, ou a facilidade com que pode passar de uma área de atenção para outra.

CATEXIA

Catexia é o processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada a ou investida na representação mental de uma pessoa, idéia ou coisa. A libido que foi catexizada perde sua mobilidade original e não pode mais mover-se em direção a novos objetos. Está enraizada em qualquer parte da psique que a atraiu e segurou.Tomando a Libido como exemplo de uma dada quantidade de dinheiro, a Catexia seria o processo de investir esse dinheiro. Digamos, então, que uma porção do dinheiro foi investida (catexizada), permanecendo nessa hipotética aplicação e deixando algo a menos do montante original para investir em outro lugar.Estudos psicanalíticos sobre luto, por exemplo, interpretam o desinteresse das ocupações normais e a preocupação com o recente finado como uma retirada de Libido dos relacionamentos habituais e uma extrema Catexia na pessoa perdida.A teoria psicanalítica se interessa em compreender onde a libido foi catexizada inadequadamente. Uma vez liberada ou redirecionada, esta mesma energia ficará disponível para satisfazer outras necessidades habituais.



Procurando um bom preparatório  para concursos de Psicologia? 

Referências:

PASSOS FERREIRA, C.M. Causalidade psíquica em freud(2000).

http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/laplanche.htm


ZANNATA, R.o id e o inconciente coletivo:questõess a freud, jung, lacan.(1999) disponível em http://www.rubedo.psc.br/Artigos/idcoleti.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...