23 de setembro de 2008

As contribuições de Vygotsky, Wallon e Ausubel

A interação no processo de aprendizagem

  • A aprendizagem é um processo que acontece a partir da interação social entre os membros de um grupo.
  • A interação é fundamental pois delas emergem signos e sistemas de símbolos que são portadores de mensagens da própria cultura.

Vygotsky
  •  Mediação:É o processo pelo qual a ação do sujeito sobre o objeto é mediada por um determinado elemento
-Instrumentos: Age entre o sujeito e objeto do seu trabalho ,com a função de ampliar as possibilidades da transformação da natureza
  •  Signos: Intrínseco ao indivíduo e tem por função regular e controlar as ações psicológicas do mesmo.
  •  Símbolo: Recurso utilizado pelo indivíduo para controlar ou orientar sua conduta,desse modo o indivíduo se utiliza desses recursos para interagir com o mundo
  •  Sistemas simbólicos: linguagem

Zona de desenvolvimento proximal
  • A “região” entre aquilo que o aluno já sabe, daquilo que o indivíduo pode vir a aprender.
  • Desenvolvimento real: Solução independente
  •  Desenvolvimento potencial:Solução sob orientação.
 O Papel do Aluno


  •  Sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pois é ele que age sobre o instrumento mediador da sua ação.
 O Papel do Professor


  •  É ele que fornece aos alunos os novos signos e sistemas de símbolos.
  • Ele deve adequar suas intervenções ao estilo do aluno e a situação contextual, enfim atuar dentro da ZDP.
 Curso de Psicologia Infantil

Wallon
  • “Afirma que a afetividade desempenha uma papel fundamental na constituição e funcionamento da inteligência, determinando os interesses e atividades individuais”.
  •  Emoção e Afetividade
  • Emoção: Manifestações de componentes subjetivos, com componentes orgânicos
  •  Afetividade:Refere-se à capacidade, à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligados a tonalidades agradáveis e desagradáveis.
  •  O professor para atingir seus objetivos deve ter clareza em alguns pontos:
-Confiar na capacidade do aluno
-O ensinar:desenvolve o aluno e ele mesmo
  •  Que as emoções e sentimentos podem variar em função do contexto, mas está presente em todos os momentos da vida.

ENXERGAR O ALUNO COMO UM SER TOTAL


  •  Com características próprias
  •  Saberes elaborados nas suas condições de existência
  •  Funciona de forma integrada: afetiva-cognitiva-motora.


TASSONI, Elvira Cristina Martins,A afetividade e aprendizagem: A relação professor aluno(2000) . Exemplos :
  •  Pesquisa realizada sobre as interações entre o professor e o aluno durante as atividades que envolviam a linguagem escrita.
  •  Dantas(1993) “é impossível alimentar afetivamente a distância”
  •  Observado a postura e o conteúdo verbal entre outros

Postura
  • Sujeito 4: “__ Quando ela fica perto ajuda sim. Eu gosto. Eu faço o trabalho melhor.”
  •  Sujeito 12: “__ Gosto quando a (nome da professora) fica perto, porque ela me ajuda.Acho que eu penso muito mais. Porque ela perto me ajuda mais, do que quando eu penso sozinho.”

Conteúdo Verbal
  •  Sujeito 5: “__ Quando ela fala com a gente ela fala de um jeito bom.
  • Professora C: “__ Eu acho importante que eles sintam (...) que eu sou cúmplice, vou estar ajudando, sou amiga, e não aquela professora que vai estar julgando o certo e o errado – você fez certo, você fez errado, ou vocês são forte ou fraco. Acho que isso não existe. Acho que todo mundo tem que estar sentindo que eu estou aqui valorizando o desenvolvimento individualmente e respeitando cada um.”

Ausubel
  •  Para Ausubel “o fator isolado que mais influência a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe”.Cabe ao professor identificar isso e ensinar de acordo.
  • Aprendizagem significativa:Um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo, o subsunçor.
 Condições para a aprendizagem significativa:

1. O aluno precisa ter a disposição para aprender
2. O conteúdo escolar tem de ser potencialmente significativo, ou seja, lógico e psicologicamente significativo.

A intervenção educativa precisa perceber:
  •  Que a ação educativa está condicionada pelo nível de desenvolvimento dos alunos.
  •  A construção da aprendizagem significativa implica a conexão ou vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.
  • Faz-se necessário modificar os esquemas dos sujeitos,como resultado do aprender significativamente.
  • No processo de ensino aprendizagem é sugerido a participação ativa do sujeito, sua atividade auto-estruturante, o que supõe a participação pessoal do aluno na aquisição de conhecimento, de maneira que eles não sejam uma repetição ou cópia dos formulados pelo professor ou pelo livro texto, mas sua reelaboração pessoal.

Curso de psicologia do desenvolvimento humano - Sylvia Labrunetti


Referências:

BARON,M.P., DOROCINSKI, S. I., FINCK, N. T. L., KRIEGL,M.L., PELIZZARI,A.,Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel(2002) Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002 .

CARVALHO E SILVA, M. E. de. Aprendizagem significativa e o ensino de função do segundo grau. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/48997892/APRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA-E-O-ENSINO-DE-FUNO-DO-SEGUNDO-GRAU


DAMIANI, M. F., SANTOS, A. M.Momentos pedagógicos: aprendendo (n)aprática docente. (2004).Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=85475

MAHONEY, A.A. & ALMEIDA, L. R. de. Afetividade e processo ensino aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psic. Da educação, são paulo,2005. disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752005000100002&script=sci_arttext


RICHIT, A. Implicações da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes mediados pelo computador (2004)Disponível em http://www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/cursos/curso3/Artigos/Artigos_arquivos/Artigo%20Vigotsky%20-2004.doc

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Anuário do GT de Psicologia da Educação. ANPED, set. 2000.

3 comentários:

Anônimo disse...

Genial brief and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

Anônimo disse...

Well I assent to but I about the list inform should secure more info then it has.

Bruna disse...

Interessante publicação!! A afetividade, segundo Wallon e Vigotski a abordam, mostra sua relevância em diversos aspectos da vida do ser humano. Uma das importantes discussões é a relação entre afetividade e aprendizagem. Este foi o tema de uma pesquisa por mim desenvolvida, junto ao Prof. Dr. Sérgio Leite, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Deixo aqui o link para o artigo publicado: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2852/1954

Caso interesse, mantenho também um blog sobre educação e tecnologias digitais: http://tecsedu.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...