22 de outubro de 2008

Questões de Psicologia - Teorias e Técnicas Psicoterápicas


Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido”.

Consulplan- DEMASP Barbacena 2008

Questão 22)

Como obstáculos ao crescimento, de acordo com a teoria da personalidade de Adler, temos:

A) Inferioridade orgânica.
B) Superproteção.
C) Rejeição.
D) Luta pela superioridade pessoal.
E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.



Obstáculos ao Crescimento:

Adler especifica três situações na infância que tendem a resultar em isolamento, falta de interesse social e desenvolvimento de um estilo não-cooperativo, baseado no objetivo irreal de superioridade pessoal. São eles: inferioridade orgânica, superproteção e rejeição.

Crianças com inferioridade orgânica, ou seja, que sofrem de doenças ou enfermidades tendem se tornar fortemente auto-centradas. Fogem da interação com outros por um sentimento de inferioridade ou incapacidade de competir com sucesso com outras crianças. Adler salienta, contudo, que as crianças que superam suas dificuldades tendem a compensar sua fraqueza original além da média e desenvolvem suas habilidades num grau incomum.

Crianças superprotegidas e mimadas também têm dificuldades em desenvolver um sentimento de interesse social e cooperação. Falta-lhes confiança em suas próprias habilidades, uma vez que os outros sempre fizeram tudo por elas. Ao invés de cooperarem com outros, essas crianças tendem a fazer exigências unilaterais aos amigos e à família. O interesse social é habitualmente mínimo e Adler descobriu que crianças mimadas em geral nutrem poucos sentimentos genuínos em relação aos pais, os quais manipulam muito bem.

A rejeição é a terceira situação que tende a impedir fortemente o desenvolvimento de uma criança. Uma criança não desejada e rejeitada nunca conheceu o amor e a cooperação em casa e, portanto, lhe é extremamente difícil desenvolver essas capacidades. Tais crianças não têm confiança em suas habilidades para serem úteis e obterem afeição e estima dos outros. Quando adultos. tendem á tornar-se frias e duras.

Luta pela Superioridade Pessoal

Quando predominam sentimentos de inferioridade ou quando o interesse social é subdesenvolvido, os indivíduos tendem a buscar superioridade pessoal pois lhes falta confiança em sua habilidade para atuar efetivamente e trabalhar de forma construtiva com outros.
Tais indivíduos não dão contribuições de real valor para a sociedade e tornam-se fixados em modelos de comportamento autocentrados, levando inevitavelmente a um sentimento de fracasso. Essas pessoas se desviaram dos problemas reais da vida e estão engajadas na luta com a própria sombra para reassegurarem-se de sua força.

Referência:

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=155&sec=53

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...