23 de outubro de 2008

Questão de Concurso Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia da gestalt

SEMED SÃO LUIZ -Psicólogo -2007

Questão 30.

“Se duas linhas, não muito afastadas uma da outra, são expostas de forma instantânea e sucessiva a uma certa velocidade ótima, o observador não verá duas linhas, mas apenas uma só movendo-se da posição da primeira para a da segunda”. A tentativa para explicar estes acontecimentos aparentemente simples foi, historicamente o ponto de partida da psicologia da Gestalt. Sobre o fenômeno ilustrado acima podemos considerar como verdadeira a seguinte alternativa:

a) O que o observador vê, entretanto, é sem dúvida um movimento real da segunda linha para a primeira.
b) Não há movimento, apenas continuidade no objeto externo.
c) As duas linhas são dinâmicas e não estão separadas no tempo e no espaço.
d) Se o intervalo for aumentado em grau suficiente, vê primeiro uma linha, e depois outra, separadas no tempo e no espaço.e) Se o intervalo de tempo for suficientemente reduzido, o observador vê ao mesmo tempo duas linhas em movimento, lado a lado.


Analise este exemplo:

Se duas linhas, não muito afastadas uma da outra, são apresentadas de forma instantânea e sucessiva a certa velocidade, nós não veremos duas linhas, mas apenas uma só movendo-se da posição da primeira linha para a da segunda. Veja bem, não há movimento, as duas linhas são estáticas e estão separadas no tempo e no espaço.

O que vamos ver? Veremos sem dúvida um movimento. Se uma pequena mudança na apresentação das linhas for feita, se o intervalo de tempo for suficientemente reduzido, nós veremos ao mesmo tempo duas linhas paradas, lado a lado; se o intervalo de tempo for aumentado em grau suficiente, veremos primeiro uma linha, e depois a outra, separadas no tempo e no espaço. Esses fenômenos são bem comuns e verificam-se em todos os filmes.

http://www.ufpi.br/uapi/conteudo/disciplinas/psicologia/uni01/uni01_teorias_da_psicologia_22.htm
(parece até que tiraram a questão daqui)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...