19 de setembro de 2008

Questões de concurso - Psicanálise

 Prefeitura Municipal de Paulo Afonso/Ba -Consulplan

11) Na dinâmica da personalidade, o modelo freudiano é um modelo de conflito que gera ansiedade. O ego utiliza os chamados “mecanismos de defesa” para reduzir as tensões derivadas destes conflitos. Analise e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A Negação é o mecanismo de defesa básico. Ocorre quando o indivíduo está plenamente convencido de sua versão do caso. Entende-se como uma mentira consciente.
( ) A Repressão é um mecanismo de defesa bem primitivo e consiste na expressão de sentimentos diametralmente opostos ao que está sendo reprimido.
( ) A Regressão consiste em o inconsciente tirar-se da consciência idéias, lembranças, sentimentos que, se estivessem à tona, causariam muita ansiedade.
( ) A Racionalização consiste em uma explicação que não é exata nem muito convincente, mas da qual o sujeito está convencido.


A seqüência está correta em:
A) V, F, F, V B) F, F, F, F C) F, V, F, V D) F, F, F, V E) V, V, F, F



Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação.(SÉRIO?)

Mecanismos de Defesa

Negação
Negação é a tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o Ego. Os adultos têm a tendência de fantasiar que certos acontecimentos não são, de fato, do jeito que são, ou que na verdade nunca aconteceram.

Racionalização
Racionalização: Consiste em inventarem-se explicações para justificar as ações. É uma explicação que não é exata nem muito convincente, mas da qual o sujeito está convencido.(atualizado em 24/11/2015 - Referência Bibliográfica 1)

Curso de Psicanálise Teoria e Técnica

Regressão
Regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil. É um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realístico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade

Repressão
retirada de idéias, afetos ou desejos perturbadores da consciência, pressionando-os para o inconsciente.


Referências:

1. http://sepcba.blogspot.com.br/2010/02/teoria-psicanalitica.html

2. Ballone GJ - Alfred Adler.

Um comentário:

Anônimo disse...

Racionalização: É o processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é logicamente consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ação, idéia ou sentimento que causa angústia.

Logo, como a afirmação "A Racionalização consiste em uma explicação que não é exata nem muito convincente, mas da qual o sujeito está convencido." pode ser considerada como verdadeira?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...