7 de novembro de 2008

Modelo de plano de curso

UNIVERSIDADE................
CURSO:
DISCIPLINA: ENFOQUE PSICOSSOMÁTICO DO PROCESSO TERAPÊUTICO
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS 8° BLOCO TURNO: TARDE
PROFESSORA:

PLANO DE CURSO

1-EMENTA
Compreende o estudo teórico, prático e correlativo do enfoque psicossomático da psicoterapia; neuropsicologia; vegetoterapia; bioenergética e terapia corporal.

2- OBJETIVO
2.1.GERAL

Proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos, práticos e clínicos acerca do enfoque psicossomático na psicoterapia, terapias corporais e doenças somáticas.

2.2. ESPECÍFICOS

-Proporcionar aportes teóricos sobre a relação corpo e mente sua importância na psicologia e na formação do psicólogo.
-Trazer aos alunos questões relevantes sobre a psicoterapia corporal e suas peculiaridades em relação a outras abordagens psicológicas.
-Compreender os componentes psíquicos das doenças somáticas e manifestações psicogênicas.

3. CONTEÚDO

UNIDADE I

DIMENSÃO MENTE E CORPO

• A psicossomática na formação do psicólogo
• Unidade corpo e mente
• Teoria corporal da personalidade
• Postulados da psicossomática
• Psicologia da dor.

UNIDADE II

FUNDAMENTOS DA PSICOSSOMÁTICA

• Órgão de choque e alternância psicossomática
• Tensões, couraças e outros equivalentes somáticos.
• Conversão histérica e sintomas psicossomáticos.

UNIDADE III

INTRODUÇÃO A PSICOTERAPIA CORPORAL

• Vegetoterapia
• Análise Bioenergética
• Biossíntese
• Biodinâmica
• Componentes psíquicos das doenças somáticas
• Manifestações psicogênicas.

4. METODOLOGIA
Serão utilizados como procedimentos de ensino – aprendizagem: aulas expositivas participativas; interpretação, seminários e discussão dos conteúdos a serem abordados, possibilitando o confronto de idéias, a problematização e a construção crítica do conhecimento.

5. RECURSOS
A disciplina será ministrada utilizando-se dos recursos institucionais disponíveis, tais como: Datashow, Retroprojetor, quadro acrílico e pincel, textos, livros e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados.

6. AVALIAÇÃO

A sistemática de avaliação a ser adotada nesta disciplina pauta-se no regimento desta IES expressa no informativo acadêmico, as principais referências para avaliação serão: a participação e desempenho do aluno nas atividades individuais e coletivas, como também, sua participação nas discussões e debates. Para efeito de registro realizaremos duas avaliações (prova escrita e estudo de caso entre outros). Onde a aprovação está condicionada a freqüência mínima de 75 % das aulas e média final igual ou superior a 6,0(seis).

7. REFERÊNCIAS

BOADELLA, D., Correntes da vida: Uma introdução á Biossíntese, São Paulo, ed. Summus, 1982.

CAMON, Valdemar Augusto Angerami. Psicossomática e a Psicologia da Dor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Ltda, 2001.

FERRAZ F. C.; VOLICH R. M. (org.). Psicossoma Psicossomática Psicanalítica, São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997.

LOWEN, A. Bioenergética, ed. Summus, 1982.

MELLO FILHO, J. Concepção Psicossomática: Visão Atual, São Paulo, Casa do psicólogo, 2002.

________________ Psicossomática hoje, Porto alegre, Artes médicas, 1992.

REICH, W. Análise do Caráter. São Paulo, Martins fontes, 2003.


Saiba mais:

Modelo de Plano de Aula http://estudandopsi.blogspot.com.br/2008/11/modelo-do-plano-de-aula.html

Um comentário:

j.qualquercoisa disse...

a psicossomática te pegou de jeito!
sorte minha querida.

saudades, sempre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...