14 de novembro de 2008

Questão de Psicologia do Trabalho

 Psicólogo junior-Petrobrás 2008

QUESTÃO 27.

A Psicodinâmica do Trabalho tem como objetivo

(A) compreender as estratégias às quais o trabalhador recorre para manter-se saudável, apesar de certos modos patologizantes de organização do trabalho.(B) conhecer os distintos processos de trabalho, a fim de eliminar os modos de organização estressantes e o sofrimento do trabalhador.
(C) identificar quais condições e características do trabalho ou das organizações concorrem para a produção do estresse do trabalhador.
(D) identificar as estratégias coletivas de defesa que transformam a percepção da realidade, impedindo as pressões patogênicas do trabalho e o estresse.
(E) produzir conhecimento sobre processo de saúde-doença, planejamento de ações de políticas de saúde e prevenção de doenças

Segundo Merlo(2002) O estudo das repercussões da organização do trabalho sobre o aparelho psíquico será muito inovado pelo trabalho de Christophe Dejours com a publicação na França de Travail: usure mentale. Essai de psychopathologie du travail, em 1980, traduzido no Brasil sob o nome de Loucura do Trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho, em 1987.

A utilização do conceito de Psicodinâmica do Trabalho, em substituição ao de Psicopatologia do Trabalho, deu-se a partir de um privilegiamento do estudo da normalidade, sobre o da patologia. O que importa para a Psicodinâmica do Trabalho é conseguir compreender como os trabalhadores alcançam manter um certo equilíbrio psíquico, mesmo estando submetidos a condições de trabalho desestruturantes (Dejours, 1993).
Uma outra característica importante é que a Psicodinâmica do Trabalho visa à coletividade de trabalho e não aos indivíduos isoladamente. Após diagnosticar o sofrimento psíquico em situações de trabalho, ela não busca atos terapêuticos individuais, mas intervenções voltadas para a organização do trabalho à qual os indivíduos estejam submetidos.


referência:
JACQUES, M. G.; CODO, W. (Orgs.) Saúde mental e trabalho: leituras. Capítulo 6(2002) disponível em http://www.saudeetrabalho.com.br/download/psicodinamica-merlo.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...