5 de novembro de 2008

UM NOVO TEMPO APESAR DOS PERIGOS






Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

Nelson Mandela




Em 1955, uma costureira afro-americana de 42 anos protagonizou um ato simples de desobediência civil que desencadeou um acontecimento no Movimento pelos Direitos Civis. A costureira era Rosa Parks, o ato de desobediência foi a recusa de ceder o seu lugar num autocarro público a um homem branco, e o acontecimento foi o Boicote aos Autocarros de Montgomery. Em 5 de Dezembro de 1955, quatro dias após a sua prisão, Rosa Parks foi condenada e iniciou-se o boicote: em resposta à sua condenação, a comunidade afro-americana de Montgomery boicotou o serviço de autocarros de Montgomery, optando antes por andar a pé ou juntar-se para organizar transportes alternativos; o boicote manteve-se durante 381 dias, até o Supremo Tribunal dos Estados Unidos ter deliberado que a segregação nos autocarros era inconstitucional.






"Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!(...) E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal"

Martin Luther King

Ann Nixon Cooper tem 106 anos. Nasceu apenas uma geração depois da escravidão, em uma era em que não havia automóveis nas estradas nem aviões nos céus, quando alguém como ela não podia votar por dois motivos - por ser mulher e pela cor de sua pele. Esta noite penso em tudo o que ela viu durante seu século nos EUA - a desolação e a esperança, a luta e o progresso, às vezes em que nos disseram que não podíamos e as pessoas que se esforçaram para continuar em frente com esta crença americana: Nós Podemos.
Barack obama


Pois é, rumbora!
eu




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...