15 de novembro de 2008

Questão de concurso -Psicologia da Educação

Psicólogo educacional- Santa Cruz do Capibaribe 2008


Questão 29.

A escolha de Henri Wallon para iluminar a questão da afetividade no processo ensino-aprendizagem decorre de várias razões. Analise as proposições abaixo e aponte a correta:
I. Ao focalizar o meio como um dos conceitos fundamentais da teoria, coloca a questão do desenvolvimento no contexto no qual está inserido, e a escola como um dos meios fundamentais para o desenvolvimento do aluno e do professor.
II. Entre a Psicologia e a Educação as relações não são de uma ciência normativa e de uma ciência ou arte aplicada. Ou seja, Psicologia e Pedagogia constituem momentos complementares de uma mesma atitude experimental.
III. A diretriz norteadora do Projeto de Wallon foi construir uma educação mais justa para uma sociedade mais justa. As ações propostas repousam sobre quatro princípios: Justiça , Dignidade igual de todas as ocupações, Orientação e Cultura geral .

a) Apenas a I está correta.
b) Apenas a II está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas a II e III estão corretas.
e) Todas estão corretas.


Henri Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em Medicina e Psicologia. Fez também Filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925 criou um laboratório de Psicologia Biológica da Criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova — instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962.

Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. Militante de esquerda, participou das forças de resistência contra Adolf Hitler e foi perseguido pela Gestapo (a polícia política nazista) durante a Segunda Guerra (1939-1945). Em 1947 propôs mudanças estruturais no sistema educacional francês. Coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin-Wallon — conjunto de propostas equivalente à nossa Lei de Diretrizes e Bases. Nele, por exemplo, está escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar. Em 1948 lançou a revista Enfance, que serviria de plataforma de novas idéias no mundo da educação — e que rapidamente se transformou numa espécie de bíblia para pesquisadores e professores.

A escolha de Henri Wallon para iluminar a questão da afetividade no processo ensino-aprendizagem decorre de várias razões:

· Sua teoria psicogenética dá uma importante contribuição para a compreensão do processo de desenvolvimento e também para o processo de ensino-aprendizagem-dando subsídios para compreender o aluno e o professor,e a interação entre eles.
· Ao focalizar o meio como um dos conceitos fundamentais da teoria, coloca a questão do desenvolvimento no contexto no qual está inserido, e a escola como um dos meios fundamentais para o desenvolvimento do aluno e do professor.
· Estabelece uma relação fecunda entre psicologia e educação,segundo wallon(1937) “Entre a Psicologia e a Educação as relações não são de uma ciência normativa e de uma ciência ou arte aplicada.” Ou seja, Psicologia e Pedagogia constituem momentos complementares de uma mesma atitude experimental.
· A diretriz norteadora do Projeto de Wallon foi construir uma educação mais justa para uma sociedade mais justa. As ações propostas repousam sobre quatro princípios:


Justiça : Qualquer criança, qualquer jovem independente de suas origens tem igual direito ao desenvolvimento completo, a única limitação que pode ter é de suas próprias aptidões.
Dignidade igual de todas as ocupações: Todas as ocupações de revestem de igual dignidade, a educação não deve fomentar o predomínio da atividade manual ou intelectual em função de razões de origem de classes ou étnicas.
Orientação : O desenvolvimento das aptidões individuais exige primeiro , orientação escolar e depois orientação profissional.
Cultura geral : Não pode haver especialização profissional sem cultura geral, a especialização não pode ser um obstácuo para a compreensão dos problemas mais amplos, só uma sólida cultura geral libera os homens dos estreitos limites da técnica.



SAIBA MAIS: http://estudandopsi.blogspot.com.br/2008/09/as-contribuies-de-vygotsky-wallon-e.html




 
Referências:

MAHONEY, Abigail Alvarenga e ALMEIDA,Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuição de Henri Wallon. Psicologia da Educação, 2005, vol 20 p.11-30. Issn 1414-06975 Disponível em 
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752005000100002&script=sci_arttext 

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/educador-integral-423298.shtml?page=3 

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