18 de novembro de 2008

O QUE É PSICOLOGIA?

(resumo organizado para os alunos de ensino médio)

“Mire veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas — mas que elas vão sempre mudando, Afinam e desafinam.”

João Guimarães Rosa, O Grande sertão: Veredas.




O termo Psicologia vem do grego psiché, que significa alma e de logos que significa razão, portanto, etimologicamente, significa “estudo da alma”.


A Psicologia hoje se caracteriza por uma diversidade de objetos de estudo, entretanto optamos por apresentar uma definição que lhe sirva como referência para melhor entendê-la.
A matéria-prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) - é o homem - corpo, homem afeto, homem-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade. A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. É o que constitui o nosso modo de ser: sou filho de japoneses e militante de um grupo ecológico, detesto Matemática, adoro samba e black music, pratico ioga, tenho vontade mas não consigo ter uma namorada. Meu melhor amigo é filho de descendentes de italianos, primeiro aluno da classe em Matemática, trabalha e estuda, é corintiano fanático, adora comer sushi e navegar pela Internet. Ou seja, cada qual é o que é.

Qual a importância do estudo da psicologia?


A Psicologia é um vasto campo de conhecimento que, ao longo de sua história, tem se debruçado sobre as grandes angústias e dilemas humanos, questões como o sofrimento humano, a angústia, o desamparo, a busca da identidade, a inteligência e suas representações, o preconceito e a humilhação social, a aprendizagem, os gêneros e a sexualidade, têm na Psicologia uma abordagem profunda.


Cursar o ensino médio, direito que assiste a todos os jovens brasileiros, representa mais do que garantir chances no mercado de trabalho imediato ou de aprovação no vestibular. A educação deve promover à reflexão, o pensamento crítico e criativo, a construção de autonomia de pensamento e cidadania. Ora, para construir-se como sujeito pleno, é preciso compreender a vida, nas suas possibilidades e dilemas. O acesso a um conhecimento que permita a compreensão do humano subjetivo é, portanto, um direito do aluno.


1) A letra (23a do alfabeto grego) correspondendo ao nosso "psi" (adotado em todos os países como representação da Psicologia).


Curso de Psicologia social

Referências:

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O; TEIXEIRA, M. L. T. PSICOLOGIAS uma introdução ao estudo de psicologia, São Paulo: Saraiva ,1999.

SOLIGO, A. F. ; AZZI, R. G. . Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. Brasilia: Conselho Federal de Psicologia, 2008 (Artigo que compõe publicação Conselho Federal de Psicologia). Disponível em http://www.abrapee.psc.br/documentos/Texto_Base_Eixo_4_Ensino_Medio.pdf. Acesso em 18 de outubro de 2008.

Um comentário:

cesar_psic disse...

A cada dia que passa a psicologia vem mostrando mais o seu valor, e a partir dai vemos o seu trabalho nos mais diversos setores da sociedade. Hoje em dia é praticamente imposivel viver sem passar pela avaliação de um psicólogo, na entrevista de emprego, para tirar a carta de motorista, na área de saúde educação ou bem estar social.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...