6 de novembro de 2008

Questões de concurso - Psicopatologia

Secretaria de Educação-PE-Psicólogo 2008

Questão 30.

Um dos transtornos mais graves da infância e sobre o qual, psicólogos, médicos, professores etc. precisam ter conhecimento, inclusive para diagnosticá-lo precocemente, criando, assim, as condições para um melhor desenvolvimento psicossocial da criança, é o autismo. Dessa forma, assinale a alternativa que atribui uma característica INCORRETA a esse transtorno.

A) Adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos.
B) Uso estereotipado e repetitivo da linguagem.
C) Falta de reciprocidade social ou emocional.
D) Comprometimento do uso da linguagem não-verbal (interação visual direta, expressão fácil etc.).
E) Desaceleramento do desenvolvimento craniano entre 5 e 48 meses de idade.


DSM-IV


CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO DO AUTISMO

A. Somar um total de seis (ou mais) itens dos marcadores (1), (2), e (3), com pelo menos dois do (1), e um do (2) e um do (3).

1. Marcante lesão na interação social, manifestada por pelo menos dois dos seguintes itens:

a. Destacada diminuição no uso de comportamentos não-verbais múltiplos, tais como contato ocular, expressão facial, postura corporal e gestos para lidar com a interação social.
b. Dificuldade em desenvolver relações de companheirismo apropriadas para o nível de comportamento.
c. Falta de procura espontânea em dividir satisfações, interesses ou realizações com outras pessoas, por exemplo: dificuldades em mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse.
d. Ausência de reciprocidade social ou emocional.

2. Marcante lesão na comunicação, manifestada por pelo menos um dos seguintes itens:

a. atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral, sem ocorrência de tentativas de compensação através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímicas.
b. em indivíduos com fala normal, destacada diminuição da habilidade de iniciar ou manter uma conversa com outras pessoas.
c. ausência de ações variadas, espontâneas e imaginárias ou ações de imitação social apropriadas para o nível de desenvolvimento.

3. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes itens:

a.Obsessão por um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse que seja anormal tanto em intensidade quanto em foco.
b.Fidelidade aparentemente inflexível a rotinas ou rituais não funcionais específicos.
c.Hábitos motores estereotipados e repetitivos, por exemplo: agitação ou torção das mãos ou dedos, ou movimentos corporais complexos.
d.Obsessão por partes de objetos.

B. Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade:

1.Interação social.
2.Linguagem usada na comunicação social.
3.Ação simbólica ou imaginária.

C. O transtorno não é melhor classificado como transtorno de Rett ou doença degenerativa infantil.

Fonte:
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=921

Um comentário:

PsicoArticulador disse...

Não vi referencias em seu blog à respeito de RS's. Voce não gosta muito??

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