23 de novembro de 2015

Gestão de Pessoas- As pessoas na Organização


Para Chiavennato (2010) a gestão de pessoas é formada por pessoas e organizações em que aquelas dependem destas para alcançar o sucesso, separar o trabalho da existência da pessoa é muito difícil diante do impacto e da importância do trabalho nas suas vidas.

Nos tempos atuais a organização está ampliando sua visão e suas estratégias, percebendo que todos os processos da organização só podem ser realizados com os diversos parceiros como os acionistas, investidores, fornecedores, empregados, clientes e consumidores, todos contribuindo com algo na expectativa de obter um retorno, assim a Gestão de Pessoas se baseia em alguns aspetos fundamentais:

·         As pessoas como seres humanos: pessoas como pessoas e não meros recursos, pois elas possuem suas singularidades que devem ser olhadas e encaixadas no processo organizacional.

·         As pessoas como ativadores de processos organizacionais: Impulsiona a organização e são talentos indispensáveis para a empresa enfrentar um mundo competitivo cheio de desafios organizacionais.

·         As pessoas como parceiros da organização: Fazem esforço na organização com a finalidade de obter retorno do investimento, e são capazes de conduzir a organização a excelência e ao sucesso.

·         As pessoas como talentos fornecedores de competências: Pessoas como elementos vivos fornecedores de competências essenciais para o sucesso organizacional, qualquer empresa pode adquirir tecnologias que se equiparem aos concorrentes o grande desafio é construir competências similares e até mesmo ultrapassar os concorrentes.

·         Pessoas como capital humano da organização: pessoas como principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização.

As organizações perceberam que para serem bem sucedidas devem otimizar o retorno do investimento sobre o investimento de todos os parceiros, incluindo aqui os seus funcionários por isso os objetivos da gestão de pessoas devem: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;  proporcionar competitividade a organização e pessoas bem treinadas e bem motivadas; aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas do trabalho; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; administrar e impulsionar a mudança, manter políticas éticas e comportamentos socialmente responsáveis; construir a melhor empresa e a melhor equipe.



A gestão de pessoas deve criar todas as condições para aumentar o capital humano e intelectual e faz isso a partir de políticas e práticas para administrar o trabalho, que são : agregar talentos a organização; Integrar e orientar talentos em uma cultura participativa, acolhedora e empreendedora; Modelar o trabalho seja individual ou em equipe de maneira a torná-lo significativo, agradável e motivador, recompensar os talentos pelo excelente desempenho e pelo alcance de resultados como reforço positivo; Avaliar o desempenho humano e melhorá-lo continuamente; Comunicar, transmitir conhecimento e proporcionar retroação intensiva, treinar e desenvolver talentos para criar uma organização de aprendizagem; Proporcionar excelentes condições de trabalho e melhorar a qualidade de vida; Manter excelentes relações com talentos, sindicatos e comunidade em geral; Aumentar a competitividade dos talentos para incrementar o capital humano da organização e, consequentemente, o capital intelectual e incentivar o desenvolvimento organizacional.

Para atingir seus objetivos a gestão de pessoas usa seis processos básicos:

1.    Processos de Agregar Pessoas: Processo de incluir novas pessoas na empresa - recrutamento e seleção

2.    Processos de Aplicar Pessoas: Processos para desenhar as atividades que as pessoas devem realizar na empresa, além de orientar e acompanhar o desempenho – desenho de cargos e desenho organizacional, análise e descrição de cargos, orientação de pessoas e avaliação de desempenho.

3.    Processos de Recompensar Pessoas: Incentiva as pessoas e satisfaz suas necessidades – recompensa, remuneração, benefícios e serviços sociais.

4.    Processos de Desenvolver Pessoas: Capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas - Treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências.

5.     Processos de Manter Pessoas: Cria condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas – Cultura e clima organizacional, higiene, segurança e qualidade de vida

6.    Processos de Monitorar Pessoas: Utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados - Banco de dados e SIG- sistemas de informações gerenciais.

Deve-se ressaltar que administrar pessoas é uma responsabilidade de linha e função de staff ou seja:


Cada gestor fica responsável pelos recursos humanos alocados em seu departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais (função de staff)( RIBAS, SALIM,2013,p.73)





Referências:

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

RIBAS, A. L. SALIM, C. L. Gestão de pessoas para concurso. Alumnus, 2013

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