17 de novembro de 2015

Questões de Psicologia - Psicologia do desenvolvimento.


(FGV)MP-MS 2012
60) Um estudo clássico mostrou que filhotes de macacos rhesus, colocados em situações de stress, dirigiam-se para “mães” cobertas com tecido macio em vez de buscarem “mães” de arame, capazes de alimentá-los por meio de dispositivos conectados às mamadeiras.
Tais estudos tiveram importante influência na Psicologia do Desenvolvimento, abrindo novas discussões sobre a formação precoce dos vínculos.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os estudos sobre a “mãe” de arame x a “mãe” de pano foram realizados por Harlow.
II. Os estudos sobre a “mãe” de arame influenciaram a Teoria do Apego de Bowlby.
III. A Teoria do Apego de Bowlby considera que a tendência para constituir vínculos de apego é inata.
Assinale:
(A) se somente a afirmativa I estiver correta.
(B) se somente a afirmativa II estiver correta.
(C) se somente a afirmativa III estiver correta.
(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

70) Com relação às novas contribuições para o estudo do desenvolvimento humano, assinale a afirmativa incorreta.

(A) As pessoas não podem ser estudadas sem que se leve em conta o meio ambiente, de acordo com os contextualistas.
(B) O principal representante da corrente sócio-cultural é Yuri Brofenbrener.
(C) A perspectiva etológica preocupa-se com as bases biológicas e evolutivas do comportamento.
(D) A estampagem é um conceito que diz respeito à predisposição para aprendizagem.
(E) A pesquisa etológica valoriza a observação naturalista, que pode ser combinada com outros métodos.



RESPOSTAS:

60) R: E
Experimentos com macacos rhesus, feitos por Harry Harlow na década de 50, mostraram que o apego não surge por causa das satisfações alimentares (num modelo de macaco confeccionado com arame), mas sim em razão do aconchego que eles encontravam num modelo de tecido, o que influenciou  Bowby que denominou o vínculo mãe-filho de apego

70) R: B
Teoria sóciocultural tem como seu principal representante Vygotsky. A Teoria de Urie Bronfenbrenner é a Bioecológica em que o desenvolvimento é definido como o fenômeno de continuidade e mudança nas características biopsicológicas dos seres humanos, tanto como indivíduos quanto em grupos. O fenômeno extende-se ao longo do curso de vida em sucessivas gerações através do tempo histórico presente e passado.




Referências:
DE TONI, Plínio Marco et al . Etologia humana: o exemplo do apego. Psico-USF, Itatiba.V.9, 2004.< http://www.scielo.br/pdf/pusf/v9n1/v9n1a12.pdf>

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